Onda de frio: massa de ar polar vai diminuir temperaturas em Pernambuco; Entenda

0

O deslocamento de uma massa de ar polar pelo país derruba as temperaturas em várias cidades a partir desta segunda-feira (16). Em Pernambuco, no entanto, a tendência é de que o impacto seja sentido mais para o fim da semana.

Os modelos meteorológicos indicam que a massa de ar frio deve atingir o Sertão e o Agreste na sexta-feira (20) e causar chuva no Grande Recife no domingo (22), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A massa de ar polar entra no estado pelo Sertão do estado e Agreste, seguindo depois para Zona da Mata e Grande Recife. “O fluxo de vento está mudando, está vindo de sul. Esse vento de sul vem trazendo ar mais frio que, em contato com o ar mais que está aqui na região, vai causar instabilidade, chuvas e também diminuição das temperaturas, principalmente durante o dia”, explicou.

Segundo Aparecida Fernandes, chega mais a “borda” da massa de ar frio ao estado. “A medida que ela vai avançando, vai esfriando. Quando chega aqui em Pernambuco, não é com tanta intensidade, mas a gente ainda tem influência dessa massa de ar frio de uma forma mais leve que seria no Sul, Sudeste do país”, afirmou.

Em média, no Agreste e Sertão, a temperatura máxima deve cair em torno de 5°C entre sexta (20) e sábado (21). “A nossa diminuição das temperaturas não é comparada ao Sul do país e é principalmente durante o dia. Por exemplo, 24°C durante o dia no Sertão é porque está nublado e chovendo. Normalmente, a máxima fica acima de 30°C”, disse.

No estado como um todo, a massa de ar frio influencia mais as temperaturas máximas, segundo a Apac. “Deve ter uma queda principalmente durante o dia porque vai ficar mais nublado, com chuvas e um vento mais frio soprando. Muda o vento de nordeste para sul e sudeste”, declarou.

Maio já é um mês de chuvas para a Região Metropolitana do Recife, que tem registrado precipitações durante a noite e começo da manhã.

Apesar de algumas pessoas sentirem frio nas madrugadas, Aparecida afirmou que as temperaturas não estão abaixo da média, embora menores que os meses anteriores.

“Como tivemos um verão muito quente, quando começa a diminuir, as pessoas sentem. Historicamente, não está mais frio que o normal. Em média, no Recife, a média das mínimas é em torno de 22ºC em maio. Está dando entre 23°C e 24°C”, apontou a meteorologista.

Para os próximos dias, a previsão é de chuva rápida no período da manhã e noite no Grande Recife. Confira a previsão detalhada da Apac desta segunda (16) e terça-feira (17):

Sertão

  • Segunda-feira (16): parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia. Temperaturas entre 18°C e 33°C.
  • Terça-feira (17): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada. Temperaturas entre 18°C e 31°C.

Grande Recife

  • Segunda-feira (16): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca. Temperaturas entre 24°C e 30°C.
  • Terça-feira (17): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca. Temperaturas entre 24°C e 30°C.

Mata Norte

  • Segunda-feira (16): parcialmente nublado com chuva fraca e isolada no período da manhã e noite. Temperaturas entre 22°C e 30°C.
  • Terça-feira (17): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca. Temperaturas entre 23°C e 30°C.

Mata Sul

  • Segunda-feira (16): parcialmente nublado com chuva fraca e isolada no período da manhã e noite. Temperaturas entre 22°C e 30°C.
  • Terça-feira (17): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca. Temperaturas entre 24°C e 30°C.

Agreste

  • Segunda-feira (16): parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia. Temperaturas entre 18°C e 31°C.
  • Terça-feira (17): parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite com intensidade fraca. Temperaturas entre 18°C e 31°C.
  • (Foto: Ilustração/ Pixabay)