Um acidente envolvendo um ônibus escolar na manhã de hoje (13), com estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na estrada do Sabiá 2, baixo Salitre, zona rural de Juazeiro, na Bahia, deixou feridos.
O motorista perdeu o controle do veículo, que caiu em um dreno do projeto de irrigação. De acordo com as informações até o momento, uma professora e um motorista foram socorridos por populares após ferimentos.
A população reclama das condições do veículo e da situação da estrada e pede asfalto para a via.
A redação do Blog Nossa Voz fez contato com a Secretaria de Educação da Bahia, com Prefeitura de Juazeiro, com a Polícia Militar e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Em publicação no Instagram, a União das Associações do Vale do Salitre – Juazeiro/BA, afirma que o risco já vinha sendo alertado:
“O dreno foi construído muito próximo às comunidades e estradas e não possui nenhuma forma de proteção. Somado a isso, as péssimas condições da estrada causou um problema mecânico e o motorista veio a perder o controle.O dreno estava com água, o que provocou aflição ainda maior no grupo de estudantes. Houve pessoas feridas, as quais foram socorridas pela Samu. Familiares e comunidade em geral estão gratas por não ter tido vítima fatal e não ter sido com veículo que transporta crianças pequenas.
A comunidade faz apelo à gestão municipal para que seja feito um trabalho rigoroso de recuperação das estradas de todo o Vale do Salitre, o que exige colocação de barras de proteção em alguns trechos como canais e bancas, lombadas, passagens lavadas, manilhas, sinalização, etc. A última vez que foi feito um trabalho melhor mas estradas do Vale foi na década de 1980. De lá para cá, tem sido realizado apenas serviço de tapa buraco e patrolamento, o que se destrói logo nas primeiras chuvas.
Há também reclamações acerca do estado de alguns veículos que transportam estudantes das escolas da rede municipal, a exemplo do Junco (sede) e de superlotação em alguns casos. Em Campo dos Cavalos, estudantes da extensão do colégio Rotary que residem na área do Perímetro Irrigado chegam a passar uma semana sem ir ao colégio quando o veículo quebra, uma vez que não há preocupação do proprietário em substituir.
Desde o mês de março de 2022, há um ano portanto, a UAVS sinalizou interesse em se reunir com a prefeita Suzana Ramos para tratar destes e de outros problemas das comunidades do Salitre, mas até o momento a entidade não foi recebida pela gestora, que se comprometeu pessoalmente com membros da diretoria que faria essa reunião.
A Prefeitura Municipal de Juazeiro enviou nota sobre o acidente:
A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) lamenta o acidente com o transporte escolar que presta serviço para alunos da rede estadual de ensino, da Escola Modelo, CEEP e CETEP, residentes nas localidades do Junco/Salitre, Campos dos Cavalos, Porto, Curral Novo, Sabiá, Lagoa e Rodeadouro, e informa que, assim que tomou conhecimento do acidente mobilizou equipes da Seduc e da Secretaria de Saúde (Sesau), que foram até o local e estão prestando toda a assistência necessária e tomando todas as providências cabíveis. A Seduc também está disponibilizando os serviços ofertados através do Espaço Humanizar, que presta assistência social e psicológica aos alunos e servidores. A Seduc reitera que, as causas do acidente já estão sendo investigadas e encaminhadas para avaliação e devidas providências.
O Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE 10) também enviou nota:
O Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE 10) está prestando toda a assistência necessária aos estudantes transportados pelo ônibus escolar da prefeitura de Juazeiro, que tombou na manhã desta segunda-feira (13), próximo ao distrito Salitre. Três estudantes e o motorista foram levados para atendimento em unidade de Saúde. Os demais seguiram para a escola ou voltaram para as suas casas.
Segundo o NTE apurou junto ao município, o ônibus tem capacidade para 45 pessoas e transportava 40 estudantes e estava com a vistoria atualizada. O NTE acompanhará a perícia para saber a causa do acidente e uma psicóloga, do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, foi encaminhada para acompanhamento aos estudantes.
O NTE ressalta que o transporte escolar dos estudantes das redes municipal e estadual é realizado pela prefeitura, que recebe apoio do Governo do Estado, por meio do repasse de recursos do Programa Estadual de Transporte Escola (PETE).
A Polícia Militar da Bahia informou que “os militares prestaram apoio a prepostos do Samu, que socorreram os feridos para uma unidade hospitalar da região“.