Operação conjunta fiscaliza crimes ambientais na área de proteção ambiental do Boqueirão da Onça, em Juazeiro

0

Durante o mês de julho, diversas ações de fiscalização ambiental foram realizadas em Juazeiro. Uma delas, foi a operação conjunta de fiscalização na Área de Proteção Ambiental/APA do Boqueirão da Onça, conduzida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, e a Companhia Independente de Policiamento Especializado/CIPE-Caatinga. O objetivo da ação foi apurar denúncias de desmatamento ilegal, caça de animais silvestres e possíveis danos a sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Durante a operação, foram vistoriadas áreas apontadas através de denúncias e as equipes identificaram sinais de degradação ambiental. Entre as irregularidades encontradas, está a abertura de estradas sem as devidas licenças ambientais, inclusive próximo a áreas de preservação com registros de arte rupestre. Acampamentos com cães também foram encontrados, o que a equipe acredita ser para atividades de caça ilegal.

Marcos Barbosa, gerente de Meio Ambiente da SEMA, salientou que as constantes fiscalizações mostram que a criação de uma Secretaria de Meio Ambiente estabeleceu uma autoridade ambiental no município. “Essa operação conjunta demonstra que a SEMA, criada há apenas sete meses, tem ampliado suas ações, tanto na sede quanto no interior do município, intensificando a atuação nas áreas de Proteção Ambiental/APAs presentes em nosso território e fortalecendo a parceria entre os órgãos ambientais e de segurança, visando a proteção e preservação do meio ambiente”, concluiu.

A APA do Boqueirão da Onça é considerada uma das mais relevantes áreas de conservação da Caatinga brasileira, tanto pela sua biodiversidade quanto pelo seu valor histórico e cultural. A região abriga espécies ameaçadas de extinção e formações rochosas com pinturas rupestres de grande importância arqueológica.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, destacou a importância da operação. “Estamos reforçando a fiscalização e atuando com firmeza diante de qualquer ameaça à integridade ambiental e histórica da nossa região. A APA do Boqueirão da Onça é um patrimônio natural e cultural, e sua preservação é prioridade para o município”, afirmou.

As instituições envolvidas reforçaram o compromisso com a preservação ambiental e destacaram a necessidade da atuação integrada para coibir crimes ambientais. As investigações seguem em andamento, e os responsáveis pelas infrações poderão ser autuados e responder conforme a legislação vigente.

Ascom PMJ