Nesta terça-feira (13), a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram a Operação Desnatura, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes de contratação direta ilegal, estelionato e possível sonegação fiscal.
A Receita Federal está elaborando relatórios que destacam inconsistências econômico-financeiras e patrimoniais dos investigados, além de investigar a confusão operacional e patrimonial entre as principais empresas envolvidas.
De acordo com as investigações, a principal beneficiária dos recursos repassados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA/PE) para a execução do Programa Leite de Todos foi cooptada pela organização criminosa. A empresa responsável pelo beneficiamento do leite teria praticado essa ação, resultando em um favorecimento indevido estimado em cerca de R$ 100 milhões de reais.
As apurações também revelaram indícios de que a empresa cooptada pode ser fictícia, operando apenas para ocultar o verdadeiro beneficiário e dar uma aparência de legalidade à operação.
Além disso, existem suspeitas de crimes contra a saúde pública devido à falta de comprovação da qualidade do produto.
A operação está cumprindo 26 mandados de busca e apreensão e 06 de prisão. A equipe de execução é composta por 06 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal, juntamente com 59 policiais federais. Todos os mandados estão sendo cumpridos no estado de Pernambuco.