Operação Fetta desarticula esquema de rachadinha em Ipojuca e Juazeiro

0

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira, uma operação em combate a um esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Ipojuca (PE), que teria desdobramentos em Juazeiro (BA). Sob a coordenação do delegado Paulo Furtado, chefe do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), a ação foi batizada de “Fetta”, termo em latim que significa “fatiado”. A operação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, com objetivo de desarticular uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos através da prática de rachadinha, além de envolvimento em lavagem de dinheiro e peculato.

As investigações, iniciadas em janeiro de 2023, visam identificar um esquema em que assessores comissionados eram obrigados a repassar parte de seus salários a um vereador, cujo nome não foi divulgado. De acordo com o delegado Furtado, “foi comprovado que o parlamentar contratava assessores e exigia a devolução de parte dos valores recebidos, prática que muitas vezes envolvia o envio de recursos para empresas para lavar o dinheiro e ocultar sua origem”. Além do vereador, os mandados incluíram comissionados de diversas legislaturas.

Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos, munições e valores em dinheiro. A ação envolveu 150 policiais, incluindo delegados, agentes e escrivães, e recebeu apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core). Os materiais apreendidos serão analisados, com a expectativa de que novos elementos probatórios possam levar a outras medidas cautelares e ao possível indiciamento dos envolvidos.

Essa é a primeira fase da operação Fetta, e a Polícia Civil não descarta novos desdobramentos.