O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia estará em ação a partir da próxima segunda-feira (10) em Juazeiro, onde será realizada a Operação Fogos de Artifício.
A operação terá como foco a fiscalização das edificações destinadas ao comércio varejista de fogos de artifício, com o objetivo de garantir a conformidade com a Lei estadual n.º 12.929/2013 e, assim, assegurar a proteção de pessoas e propriedades. O Corpo de Bombeiros irá inspecionar as edificações comerciais, dando especial atenção aos Sistemas de Segurança Contra Incêndio, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.
O intuito principal da Operação Fogos de Artifício é promover conscientização e divulgação sobre medidas preventivas e segurança contra incêndios durante o período junino, reafirmando o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
Em relação a essa operação em Juazeiro, o Corpo de Bombeiros destaca a importância da regularização dos barraqueiros e da legalização dos produtos, exigindo nota fiscal de origem para evitar a comercialização de produtos clandestinos. Produtos sem procedência serão apreendidos de acordo com a Lei vigente.
Um efetivo de 40 bombeiros militares será deslocado para as ruas da Capital e Região Metropolitana de Salvador, somando-se aos 250 bombeiros militares que serão empregados tanto na capital quanto no interior do estado.
“É crucial que os barraqueiros e vendedores de fogos de artifício estejam cientes da operação que será realizada a partir de segunda-feira e das medidas preventivas necessárias para garantir a segurança de todos. A venda de fogos de artifício em locais inadequados, especialmente próximo a residências com crianças, representa um risco grave que precisa ser evitado a todo custo”, destacou Tenente Coronel BM Tarcísio Ribeiro do Vale.