Força-tarefa da Neoenergia Coelba passará por 19 municípios baianos entre os dias 22 e 26 de setembro; objetivo é aumentar a segurança e reduzir riscos de acidentes.
A Neoenergia Coelba realizará, na próxima semana, a Operação Gatonet em 19 cidades da Bahia, incluindo Juazeiro. A ação vai de segunda (22) a sexta-feira (26) e tem como meta retirar cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes da distribuidora.
Segundo a empresa, a medida busca diminuir a poluição visual, reduzir riscos de incêndios provocados por instalações precárias e aumentar a segurança da população. Profissionais da companhia irão percorrer as principais vias de cada município para identificar e remover as fiações que não estejam regularizadas.
Os municípios que receberão a operação são: Salvador, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Nazaré, Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Quixabeira, São Gonçalo dos Campos, Antas, Filadélfia, Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Brumado, Itaberaba e Matina.
De acordo com o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo, o trabalho de ordenamento dos cabos foi intensificado neste ano. “O gatonet são empresas de telefonia e internet que instalam seus cabos de qualquer maneira nos postes, sem seguir padrões técnicos e sem realizar manutenção. Já removemos 565 toneladas de cabos apenas nos seis primeiros meses de 2025, um aumento de 355% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.
Portal para checar provedores regulares
A distribuidora lançou um portal que permite ao consumidor verificar se o provedor de internet está regularizado. A consulta pode ser feita pelo site neoenergia.com/web/bahia/provedores.
Regularização de empresas
Os provedores que atuam de forma irregular podem evitar a remoção dos cabos entrando em contato com a Neoenergia Coelba pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com.
A companhia lembra que o compartilhamento dos postes é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), que exigem manutenção e cumprimento de normas técnicas por parte das empresas.