Com o aumento nos investimentos realizados na segurança pública, a Prefeitura de Petrolina avaliou a necessidade das forças de segurança estarem mais perto do cidadão. A Operação Guardião que foi lançada há cerca de 40 dias, continua com o patrulhamento nas ruas do Centro de Petrolina. No último final de semana, os Guardas Civis registraram cerca de dez ocorrências na região atendida pela Operação.
A iniciativa inicia no período noturno e segue até às 6h e conta com o apoio de seis viaturas, compostas com dois ou três guardas civis municipais (GCM) circulando todo o Centro, Orla I e II da cidade, realizando o patrulhamento. O balanço realizado entre março e abril de 2025, quando a ação foi iniciada, soma aproximadamente 200 abordagens e 100 ocorrências registradas. Esses dados envolvem tentativa de furto e arrombamento, violência doméstica, desacato, consumo e tráfico de drogas, descumprimento de medida protetiva, vandalismo, apreensão de arma branca, apreensão de arma de fogo, ameaça e maus-tratos a animais.
A iniciativa conta com o apoio das outras forças que atuam no município, formando uma rede de proteção e vigilância permanente. A população pode acionar o Centro de Comando da Secretaria de Segurança Pública, pelo o número de telefone 153 ou pelo whatsapp (87) 9 9132-9568. O atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana. O cidadão também pode colaborar acessando a plataforma Petro Online: https://petrolina.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=4 .
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
Fotos: Deivid Menezes.