Com o aumento da oferta e do consumo de itens do varejo para as festas de fim de ano, o Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), deu início nesta quarta-feira (06) à Operação Papai Noel, com intuito de fiscalizar estabelecimentos comerciais. Os fiscais estão verificando os preços de produtos como panetone, peru, arroz, camarão, azeite, entre outros.
A Operação Papai Noel será dividida em três fases. Na primeira, os fiscais vão verificar os preços dos produtos da ceia de natal. Na segunda, irão orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres. Na terceira, irão fiscalizar os presentes, verificando os preços dos produtos e a qualidade dos serviços prestados.
De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Macêdo, a atividade visa garantir compras seguras e evitar que os consumidores sejam prejudicados. “Neste primeiro momento, estamos verificando os preços dos itens da ceia do Natal. Vamos visitar os supermercados, avaliando as condições dos itens mais procurados neste mês. Nosso trabalho é estruturado para evitar irregularidades e coibir práticas abusivas”, explica.