A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a 78ª Operação de Repressão Qualificada do ano. Batizada de “Rota 545”, a ação é conduzida pela Diretoria Integrada do Interior II (Dinter II) e tem como objetivo desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Sertão do estado.
A ofensiva policial acontece após quase dois anos de investigação, iniciadas em novembro de 2023, sob a coordenação do delegado José Mota, titular da Delegacia da 202ª Circunscrição de Exu, que integra a 24ª Delegacia Seccional (24ª Desec).
Mandados e atuação no sertão
Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Única da Comarca de Exu.
A operação mobiliza 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, com atuação em cidades como Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Juazeiro do Norte (CE) e Juazeiro (BA).
Apoio interestadual e integração
A investigação contou com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e recebeu reforço operacional da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da SEAP (Giso/SEAP-PE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS) e das Polícias Civis da Bahia e do Ceará.
Próximos detalhes
A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre os resultados da operação serão divulgados pela assessoria de comunicação da instituição em momento oportuno.



