A Polícia Federal, por meio da Delegacia em Salgueiro/PE, segue realizando ações de identificação e erradicação de plantios de maconha no Sertão pernambucano. As iniciativas fazem parte das estratégias da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da Polícia Federal em Brasília/DF, em parceria com a Superintendência Regional em Pernambuco. O objetivo é reduzir a produção e oferta da droga na região.
Entre os dias 4 e 14 de novembro, foi realizada a nona fase da Operação Terra Livre em 2024. Durante a ação, foram identificados e destruídos cerca de 255 mil pés de maconha e 18 mil mudas, além da apreensão de aproximadamente 68 quilos do entorpecente pronto para consumo.
As operações ocorreram em ilhas do Rio São Francisco e em áreas continentais dos municípios de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Ibimirim, Belém do São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Floresta e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. A força-tarefa contou com a participação de policiais federais, civis, penais, militares do Corpo de Bombeiros e do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), além do suporte de botes infláveis e de uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA-SDS-PE).
Segundo a Polícia Federal, os 255 mil pés de maconha erradicados poderiam resultar na produção de cerca de 85 toneladas da droga caso fossem colhidos e comercializados.
A atuação contínua da corporação no combate ao cultivo de vegetais entorpecentes na região tem contribuído para a redução do tráfico de drogas e da violência associada, como roubos, furtos e homicídios. De acordo com dados comparativos, a quantidade de maconha erradicada em 2024 já supera o dobro do registrado no ano passado.
Resultados de combate nos últimos anos:
2022:
- 1,6 milhão de pés de maconha erradicados
- 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
- 5 toneladas de maconha pronta para consumo apreendidas
- 320 plantios destruídos
2023:
- 618 mil pés de maconha erradicados
- 124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
- 168 plantios destruídos
2024 (até novembro):
- 1,368 milhão de pés de maconha erradicados
- 455 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
- 200 plantios destruídos
- 4,2 toneladas de maconha pronta para consumo apreendidas