Agências do Trabalho retomam serviço de intermediação de mão de obra

0
(Foto: Reprodução)

O serviço de intermediação de mão de obra vai voltar a ser oferecido pelas Agências do Trabalho de Pernambuco a partir de hoje (21). Para evitar aglomeração e risco de contaminação pelo coronavírus, o atendimento deverá ser agendado antecipadamente pela internet, através do site (clique aqui) ou no Portal Cidadão. Esse serviço inclui cadastramento do trabalhador ou alteração de dados, como endereço, escolaridade e pretensões, além de emissão de carta de encaminhamento (caso haja uma vaga de emprego que se encaixa com o perfil da pessoa).

De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), das 29 agências, 22 vão oferecer 555 vagas de intermediação e outras 540 são específicas para o profissional que precisa dar entrada no Seguro Desemprego, serviço social que vem sendo oferecido pelas agências desde o início da pandemia.

Segundo o secretário da Seteq, Alberes Lopes, ainda não é possível oferecer vagas de emprego como antes, para não haver risco de aglomeração e contaminação pelo novo coronavírus, mas todos os consensos e protocolos estão sendo construídos para em breve as vagas voltarem a ser anunciadas como antes.

O secretário-executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, informou que sempre que a pasta estadual é procurada para cadastrar vagas de emprego, essas mesmas oportunidades estão sendo levadas aos trabalhadores. Por isso, de acordo com ele, é importante que as pessoas façam o agendamento antecipado.