A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta sexta-feira (05) uma operação para remover barracas e trailers que estavam em locais inapropriados, com situação irregular e sem uso. A ação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), teve como objetivo principal garantir a organização e segurança da cidade, além de proporcionar um ambiente mais agradável e limpo para os moradores e visitantes. Durante a operação, foram retiradas diversas barracas e trailers que estavam obstruindo calçadas e atrapalhando o fluxo de pedestres e veículos.
A ação foi realizada na Avenida Adolfo Viana e na rotatória que liga a Av. Ulisses Guimarães com a Av. Luís Inácio da Silva. De acordo com as equipes de fiscalização, a principal irregularidade verificada foi o descumprimento aos artigos 170, 171 e 172 do Código de Posturas (Lei Municipal 018/2016), que proíbe a atividade comercial sem autorização da prefeitura.
A operação
O secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, explicou que a operação para a remoção destes equipamentos foi necessária devido à situação de ilegalidade, contrariando as regras de ordenamento da cidade. “Todas as barracas e trailers estavam fechados e sem uso, e foram encontrados em locais onde não possuíam autorização para esse tipo de serviço. Estamos trabalhando para manter a cidade organizada e segura para todos. Esta ação será estendida para outros pontos da cidade que estejam com esses tipos de irregularidades”, disse Islédio Bandeira.
Os trailers e barracas apreendidas foram encaminhados ao pátio da Prefeitura e há uma multa prevista para a liberação. Para voltar a funcionar, os donos devem se dirigir à sede da Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 14h e regularizar sua situação junto ao poder público.
Aprovação
A ação foi bem recebida pelos moradores da cidade, como Francisco Luciano, que avaliou a iniciativa da Semaurb como positiva. “Isso já deveria ter ocorrido há muito tempo, pois em Juazeiro as pessoas não respeitam o espaço público. O trailer que vi ser removido, está abandonado há muito tempo e atrai muitos usuários de drogas, podendo servir como esconderijo para assaltantes. A prefeitura deve realizar essas ações também em outros bairros”, disse Luciano.