Ouricuri: Cartório confirma cerimônia de casamento comunitário gratuito na terça-feira (23)

0
(Foto: Ilustração)

O Casamento Comunitário gratuito de Ouricuri acontece na próxima terça-feira (23), será as 13 h na quadra do colégio Erem Fernando Bezerra, localizado na rua Major Rufino Jose da Cunha, n° 248. Cerca de 165 casais estão aptos para o casamento.

O cartório divulgou os horários e espera que todos estejam no dia e horário marcados para a cerimônia, que será realizada em parceria com a Secretaria de Ação Social de Ouricuri, terá um espaço ornamentado para a celebração.

“Queremos pedir que as pessoas prestem bem atenção nas informações e que estejam, no horário marcado na quadra da Escola Fernando Bezerra. Os documentos já estão prontos, com despachos jurídicos necessários, com relação a aliança que seja de acordo com a religião de cada um, todos estejam vestidos de forma correta, já que se trata de uma cerimônia jurídica que elas venham com roupas compostas para um evento jurídico, teremos locais específicos para fotos, lanches, frutas, para todos”, disse Tiago.

A proposta do casamento comunitário no Brasil surgiu como uma ideia para legalizar a situação dos casais perante a lei que não poderiam pagar as taxas do cartório, um pouco altas para uma boa parte da população. É um serviço para as comunidades tanto para quem não pode pagar as taxas um pouco altas do cartório para casar como para o juiz, que doa seus serviços. Em muitas cidades o casamento será gratuito e em outros a taxa é bem inferior ao que se costuma pagar.

Com a chegada da união estável, alguns casais podem ter dúvida: por que participar de um casamento comunitário no civil? A lei protege os casais com união por um longo período de tempo, mas ainda não é tão simples como o casamento em caso de morte, auxílio e pensão. Quando o casal se separa ou há falecimento, com uma união de longo prazo, é preciso provar que por diversos trâmites e testemunhas que a união existe. Com os papéis em mãos, fica mais fácil. O preço da união estável no cartório também não é dos mais baratos.