O vereador Dida (José Raimundo), PSDC aproveitou o segundo expediente na reunião ordinária dessa terça-feira (17), na Câmara de Ouricuri, para cobrar explicações da direção da Casa, sobre o projeto de emendas impositivas, aprovado por unanimidade, em novembro do ano passado, mas que ainda não foi posto em prática pelo poder executivo. As emendas, são oportunidades individuais de propostas feitas por vereadores dentro do orçamento do governo municipal, na LOA (Lei Orçamentária Anual).
Cada um deles, poderá financiar com suas emendas, projetos em sua cidade, como compra de ambulâncias, reformas e fortalecer suas bases eleitorais, ou seja, localidades onde vivem os eleitores que eles representam. A proposta de emenda à Lei Orgânica municipal 001/2018 foi aprovada em primeiro turno, conforme o artigo 146-A no capítulo III do orçamento. O bônus financeiro é de 1,2 % do orçamento municipal, da receita corrente líquida. O parlamentar questionou os vereadores sobre o bônus.
“Tenho perguntado aos colegas vereadores, foi votado aqui nessa casa o projeto onde o vereador tem direito a emenda parlamentar que era para ser executado este ano, eu queria perguntar a cada amigo vereador: Quem de vocês já recebeu essa emenda parlamentar?”, questionou Dida.
O vereador Alex Bar (PRB), 1º Secretário, também falou sobre o assunto, ele disse que a questão é que o governo tem prioridades e pode não ter dinheiro para atender a emendas, que podem ir acumulando, por isso não criou expectativas.
“A gente conseguiu fazer com que essas emendas aconteçam, ainda não foi atendido, não fiz expectativa na população, porque entendo das dificuldades do município., não só de Ouricuri mas de todos os municípios brasileiros, a gente fez as emendas, nós temos direito, mas eu realmente não criei essa expectativa porque entendo as dificuldades, mas espero que ainda este ano aconteçam”, disse Alex.