O Hospital Dom Malan, da rede pública estadual de saúde, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou esta semana ações de conscientização da importância de prevenir o câncer de mama. O HDM Ismep é referência no atendimento de mulheres para a Rede PEBA (hospitais dos estados de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).
Nesta segunda-feira (14), a liga de oncologia da Faculdade Soberana, que é multidisciplinar, foi convidada a participar da programação de ações no Outubro Rosa dentro do Hospital Dom Malan. “Convidamos profissionais da assistência, bem como a direção da unidade para participar desse evento, para ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama”, ” destacou a coordenadora da residência de enfermagem do Hospital Dom Malan Ismep, Djenane Cristovam.
Câncer de Mama no Brasil
O câncer de mama é o mais frequente em incidência e mortalidade no sexo feminino no Brasil. A maioria dos casos ocorre entre os 45 e 50 anos, mas a incidência entre mulheres mais jovens tem aumentado nos últimos anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. Alguns fatores relacionados ao câncer de mama são: Obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo. O INCA estima que o Brasil registre 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025.
Na ação no HDM Ismep, foram destacados a importância do autoexame e da mamografia. “É importante prevenir com exames realizados a cada e observar os sinais que o corpo nos dá. Um interno dentista compartilhou que uma lesão na boca pode ser sugestiva para um câncer de mama. Discutimos outros sinais que o corpo dá sempre enfatizando a importância da prevenção, ” ressaltou Djenane.
Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP