Ouvidora da UPAE Petrolina participa de oficina para consolidação da Rede de Ouvidorias do SUS 

0

A Ouvidora da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Síngryd Lima, participou, de 01 a 08 de julho, de uma oficina virtual promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), por meio da Rede Brasileira de Escolas de Saúde – RedEscola em parceria com a Ouvidoria Geral do SUS/Dinteg/MS.  

A oficina integra o projeto de Fortalecimento da Ouvidoria Geral do SUS e tem como objetivo promover a qualificação e a formação dos trabalhadores das ouvidorias do SUS e o exercício da sua prática para ampliação e consolidação da Rede de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (Rede).

O convite veio através da Ouvidoria Central de Saúde de Pernambuco em nome da coordenadora geral do projeto de fortalecimento das ouvidorias, Rosa Maria Pinheiro de Souza. De acordo com Síngryd, a participação foi extremamente positiva para a troca de experiências entre os serviços.

“Na oportunidade falamos sobre a nossa experiência na UPAE com os questionários de avaliação dos usuários, que fazemos diariamente, sobre as nossas abordagens com a equipe multiprofissional sobre empatia, e notamos que alguns ouvidores/coordenadores ficaram interessados em nossas práticas. Então, tanto aprendemos como compartilhamos conhecimento”, ressaltou após a conclusão do curso.  

“Com base no conteúdo abordado pela oficina, conseguimos perceber que a UPAE Petrolina está na linha correta do atendimento, acolhendo todas as manifestações dos usuários e fazendo os devidos encaminhamentos. Entendemos de uma vez por todas que a Ouvidoria não é um local apenas para registrar queixas ou elogios, mas também um local de informação, sobre fluxos, processos e rotinas dos serviços de saúde. Então, é um setor que realmente vem a somar na garantia de direitos e melhoria do sistema de saúde”, complementou.  

Com a conclusão desta etapa, a Ouvidora da UPAE fica apta a participar de uma comunidade virtual de práticas, onde os conteúdos ministrados nas oficinas poderão ser aprofundados. “Faremos parte desse grupo de educação permanente e vamos continuar trazendo coisas boas para Petrolina”, finaliza otimista a representante local.