Ouvidoria da SDS inova com lançamento da plataforma digital

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Nova ferramenta tecnológica, que já está em pleno funcionamento, é  um marco no cenário nacional das ouvidorias de segurança pública, trazendo facilidade, acesso rápido, eficiência e garantindo o anonimato dos denunciantes Unindo tecnologia e inovação, a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) está disponibilizando um novo canal de comunicação com a população pernambucana, de forma prática, eficiente e segura. O sistema Denúncia Interativa, um marco no cenário nacional das ouvidorias de segurança pública, já está em pleno funcionamento, permitindo o registro de denúncias de forma 100% sigilosa e anônima.

O novo serviço online do Governo do Estado, colocado em prática pela Ouvidoria da SDS, tem como principal objetivo otimizar o processo de denúncia, facilitando a comunicação entre os cidadãos e as autoridades de segurança pública.
“É mais uma importante ferramenta para prevenir, apurar e reprimir crimes e contravenções penais, por meio da participação cidadã. Ou seja, é a população atuando como colaboradora das nossas forças policiais”, declarou o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco, reforçando que os antigos canais de comunicação continuam funcionando normalmente.

Nesse sentido, a plataforma digital inovadora propõe uma nova forma de acolhimento das denúncias feitas pela população, sem a necessidade de realizar cadastro ou se identificar. A ferramenta, intuitiva e inclusiva, oferece recursos como a possibilidade de envio de denúncias por áudio, o suporte para dúvidas por meio de chatbots ou voicebots, e o uso de inteligência artificial para filtrar denúncias falsas e reduzir o número de trotes.

Através do formulário de denúncia, o usuário pode anexar fotos, vídeos e enviar a localização exata do fato. A proposta busca ampliar o acesso e fortalecer a confiança da sociedade nos canais de comunicação com os órgãos de segurança pública.

Mesmo já estando em funcionamento, a  plataforma continua sendo aperfeiçoada. A previsão é que, até o mês de setembro, a versão final esteja no ar, com ainda mais incrementos tecnológicos e funcionalidades.

Como registrar uma denúncia por meio da plataforma digital:

Ao acessar a página https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/pagina_Denunciante/, o usuário  tem duas modalidades de registro de denúncia: por áudio e por formulário.

1 – Na opção de registro por áudio, a avatar  chamada “Vivi” vai orientar o cidadão sobre como enviar o arquivo. Após o envio, a denúncia é transcrita com uso de inteligência artificial e o manifestante valida a transcrição; https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/denunciaVoice/

2- Na opção de registro por formulário, o denunciante tem alguns campos a serem preenchidos, sendo alguns obrigatórios, a exemplo do tipo de crime, do local do crime, da data e do relato do fato.
São opcionais: veículos envolvidos, o horário do fato, objetos envolvidos e pessoas envolvidas. https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/denunciaForm/

Serviço:

Os atendimentos da Ouvidoria da SDS também podem ser realizados pelos seguintes canais:

E-mail: ouvidoria@sds.pe.gov.br
Telefones: 0800.081.5001
WhatsApp: (81) 9.9488.3455
Disque Denúncia: 181