Ouvintes reclamam de marcação de vacinas em Petrolina: “confirmei o agendamento, cheguei ao local, meu nome não estava na lista e não fui vacinada”

0

A dificuldade de agendamento para a vacinação da primeira dose contra a Covid-19, em Petrolina, têm gerado um número cada vez maior de pessoas insatisfeitas com o sistema informatizado utilizado pelo município. Todos os dias, o programa Nossa Voz recebe relatos de cidadãos que já deveriam ter tomado a primeira dose há algum tempo e ainda não tiveram êxito.

Nesta quarta-feira (21), cerca de quatro ouvintes participaram do programa informando que, apesar de conseguir confirmar o agendamento, ao chegar ao local especificado, na hora e data corretas, o nome não constava na lista e voltaram para casa sem a tão sonhada vacina no braço.

Adriana Rodrigues foi uma delas. “Agendei minha vacinação para segunda-feira, às 16h no Igeprev. Ao chegar lá, meu nome não constava e outras três pessoas estavam marcadas para o mesmo horário. Saí de lá sem tomar a vacina e sem uma orientação do que fazer”, reclama.

O mesmo ocorreu com Maria Cleide, moradora do Alto do Cocar. “Não consegui agendar para mim, agendei para meu esposo, pegamos um Uber e fomos no drive-thru na última segunda-feira, conforme o agendamento. Chegamos lá e meu esposo não foi vacinado, pois, segundo o pessoal que estava lá, não havia o nome dele”, relatou.

A Secretaria de Saúde, através da Diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade, enviou uma resposta ao Nossa Voz, informando que o agendamento é aberto conforme o número de doses recebidas, e, por haver muitos acessos simultâneos, a plataforma pode ficar instável.

“A gente compreende perfeitamente a ansiedade da população de conseguir tomar a primeira dose, mas trabalhamos de acordo com o quantitativo de doses que recebemos. Ontem, por exemplo, mais de 9 mil pessoas estavam tentando acessar simultaneamente a plataforma, o que causou um congestionamento e uma instabilidade no sistema. Hoje receberemos mais doses, vamos reabrir a plataforma de agendamento para que consigamos avançar na vacinação”, afirma Lorena.

Sobre os casos como o de Adriana Rodrigues, Maria Cleide e demais ouvintes que reclamaram que o agendamento foi confirmado, mas o nome não constava na lista, aguardamos a orientação da Secretaria de Saúde sobre o que poderá ser feito.