Paciente denuncia negligência no atendimento do Samu em Petrolina

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(foto: Adriana Rodrigues/GRFM)

Elias Liberato de Carvalho, morador do bairro João de Deus, denunciou na manhã desta segunda-feira (13), no programa Nossa Voz, o que ele considera “negligência”, por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina. Após um desmaio decorrente de uma forte de dor de cabeça, a esposa de Elias acionou o Samu para fazer o atendimento de urgência, mas o socorrista de plantão diagnosticou que ele não estaria desmaiado.

“Ele me examinou e o que ele disse foi de que eu estava me fazendo. Ele disse que que estava tudo certo comigo”, relatou.

O ouvinte contou que logo após o atendimento do Samu, ele foi levado ao Hospital Universitário (HU), com febre e pressão alta. Na unidade Elias Liberato passou onze dias internado, e os primeiros deles, na sala vermelha do hospital, destinada a pacientes com risco de morte.

(foto: Adriana Rodrigues/GRFM)

O paciente disse que esta não é primeira vez que fatos dessa natureza acontecem. E acrescenta, que entrará com ação, para que o Samu seja punido.

Em resposta a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde afirma que a situação será investigada.

“A prefeitura de Petrolina informa que todas as ligações do Samu são gravadas e a coordenação do serviço vai verificar como ocorreu o atendimento, visto que essa não é uma orientação da gestão, que tem realizado diversas ações de humanização e acolhimento com seus colaboradores.

Vale destacar que existe uma classificação de acordo com as informações repassadas para nossos telefonistas. Como o ouvinte relata que foi encaminhada uma motolância ao local e não uma ambulância, pode ter ocorrido falta de detalhes no momento do relato dos familiares através da ligação para o número 192.

A prefeitura frisa que, todas as informações repassadas pelo ouvinte serão averiguadas e, caso comprovadas, a gestão tomará todas as medidas pertinentes ao caso”.