Pais de alunos da rede municipal de ensino de Petrolina estão reclamando da falta de vagas para matrículas. Segundo eles, o site da Secretaria de Educação da cidade apresenta erros que dificultam o processo de inscrição.
A secretária de Educação de Petrolina, Rosane da Costa, disse ao programa “Nossa Voz” que a secretaria tem ampliado a oferta de vagas a cada ano.
“Temos quase 20 mil estudantes na educação infantil, a maior parte na etapa creche. Vamos entregar mais unidades escolares para atender essa demanda”, disse a secretária.
Sobre os erros no site da secretaria, Rosane da Costa disse que a inserção dos dados do estudante é feita pelas famílias. “O site tem uma tabela com a etapa da educação infantil. Se a criança completar 1 ano até março seria estudante de berçário e assim sucessivamente. Quando a criança coloca a data de nascimento, pode ser que uma criança de 9 anos esteja no ensino fundamental”, explicou.
A secretária também disse que a secretaria está trabalhando para reduzir a evasão escolar e a repetência, que também contribuem para a falta de vagas.
“A questão cronológica chamamos atenção, colocamos no site da secretaria e as unidades de educação estão disponíveis para fazer essa orientação. Os pais que fizeram o cadastro errado estamos olhando para isso com muito cuidado e atenção”, afirmou.