Pesquisa Datafolha aponta que 59% dos brasileiros dizem acreditar que a maior parte do país é racista. O instituto questionou qual o tamanho da parcela da população que discrimina negros pela cor da sua pele. Para 5% dos entrevistados, todos são racistas, enquanto 30% vê uma menor parte da população como racista. Outros 4% afirmam que ninguém o é.
Entre mulheres, 74% afirmam considerar que todos ou a maior parte dos brasileiros são racistas, número que fica em 53% entre homens.
A percepção de que a discriminação racial aumentou nos últimos anos atinge 45% dos entrevistados, ao passo que 35% dizem que permaneceu igual e 20% que o racismo tem diminuído. Pretos se destacam entre aqueles que tem a percepção de que a discriminação racial cresceu (54%), enquanto menos brancos responderam dessa forma (37%).
Pretos também são aqueles que relatam sofrer mais com a discriminação, com 56%. Entre pardos, o índice cai para 17%, e, no caso de brancos, para 7%.
No Brasil, o racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeito à reclusão.
O levantamento realizado pelo Datafolha ouviu 2.004 pessoas em 113 municípios, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. A pesquisa leva em consideração pessoas com mais de 16 anos e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para o total da amostra, 5 pontos para pretos, 4 pontos para brancos 3 para pardos. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)