Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que, mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026.
Bolsonaro registra 37,6% das intenções de voto, enquanto Lula soma 33,6% no cenário estimulado. Embora o ex-presidente tenha uma vantagem numérica, ambos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, antes da divulgação do relatório final da Polícia Federal sobre o inquérito do golpe de 8 de janeiro, que aponta Bolsonaro como um dos líderes da tentativa de golpe. A divulgação desse relatório poderia impactar a percepção dos eleitores, mas a pesquisa foi realizada antes.
Nos demais cenários testados pelo instituto, sem a presença de Bolsonaro como candidato, Lula aparece à frente de outros nomes da centro-direita e de bolsonaristas. Nos confrontos diretos, o presidente tem vantagem sobre possíveis candidatos como Tarcísio de Freitas (24,1%), Michelle Bolsonaro (27,5%), Ratinho Junior (15%), Romeu Zema (12,2%) e Ronaldo Caiado (5,3%).
Em suas redes sociais, Bolsonaro publicou um print de uma notícia sobre a pesquisa na manhã desta quarta-feira (27). (Lula e Bolsonaro – Arte: CNN)