Dias de Campo em fazendas de produção de manga e uva de mesa, cursos e treinamentos para capacitação dos produtores e uma série de palestras sobre produtividade e exportação de frutas. Estes são os objetivos principais de um acordo de parceria institucional, assinado nesta sexta-feira (25), pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e a Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco.
Durante a celebração do acordo, que reuniu produtores de várias regiões do município e representantes de entidades ligadas ao agronegócio, foi anunciada a programação dos eventos que começam agora no mês de março e prosseguem até dezembro de 2022.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, esta parceria institucional chega em muito boa hora para aprofundamento de questões como a melhoria da produção na fruticultura irrigada e de uma cultura exportadora mais eficiente. “Vamos consultar os próprios produtores sobre as áreas de formação profissional para definição dos cursos e treinamentos”, ressaltou o presidente, enfatizando ainda a importância do associativismo e do cooperativismo para o crescimento do produtor.
Segundo a gerente do Sebrae da Unidade Sertão do São Francisco, Josiana Ferreira, a parceria vai permitir que os produtores tenham qualificação e consigam colocar em prática o aprendizado em gestão da propriedade rural, inovação e tecnologia e acesso ao mercado para uma melhor comercialização dos seus produtos. “Isso para que os produtores possam se desenvolver, crescer, gerar mais empregos e mais renda para o Vale do São Francisco”, concluiu. A Embrapa Semiárido e o Senar- PE, também participam na parceria com a formatação dos cursos e treinamentos.
Bastante animado com as perspectivas de melhoras para a fruticultura regional, o produtor rural, Carlos Henrique, avaliou positivamente a parceria pela qualidade da capacitação e do surgimento de novas competências nas áreas de gestão e produtividade. “Um passo significativo para que nossas propriedades agrícolas possam obter melhores resultados, diminuindo custos e maximizando os lucros’, concluiu o produtor de uvas de mesa.