Em três meses, o grupamento já acompanhou e atendeu 809 casos de violência no município
Acolhimento, segurança e garantia da dignidade à mulher vítima de violência. A atuação da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), se consolida como uma das mais importantes ferramentas para o combate, prevenção e controle de crimes contra a mulher. Os dados divulgados são fruto das fiscalizações de medidas protetivas e do acompanhamento das vítimas de violência doméstica e familiar.
Em três meses, foram detidos e conduzidos 25 indivíduos para a Delegacia de Polícia por cometerem algum tipo de ato de violência contra a mulher; foi feito o acompanhamento de 314 mulheres no cumprimento de medidas preventivas; e 321 fiscalização dessas medidas. Além disso, 12 vítimas foram conduzidas para acolhimento social, como também foram efetuadas 23 notificações por descumprimento as determinações do Ministério Público, entre outros.
Quanto ao atendimento das chamadas de emergência geradas através do número 153, foram realizados 110 atendimentos a ocorrências diversas, como agressão física e verbal, injúria e difamação, ameaça, dano material, violação e invasão de domicílio, cárcere privado e perturbação/perseguição.
Qualquer denúncia que envolva violência contra a mulher pode ser registrada na central de atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou pelo whatsApp (87) 9 9132-9568, que funciona 24h.