Patrulha Maria da Penha reforça rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Petrolina

0

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), que faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) de Petrolina, vem desempenhando um papel crucial nas iniciativas de políticas públicas destinadas a combater a violência contra mulher. A equipe aponta um aumento no número de atendimentos prestados, isso inclui fiscalização e cumprimento de medidas protetivas relacionadas às diretrizes da Lei Maria da Penha, além do acompanhamento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Em 2024, 1.958 mulheres receberam a visita domiciliar da equipe da Patrulha; 58 indivíduos foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia por cometerem algum tipo de ato de violência de gênero; 135 mulheres foram acolhidas pela Patrulha e 13 agressores foram afastados dos seus lares. Também foi dado um apoio ao Oficial de Justiça na entrega de 36 intimações aos indivíduos. A Patrulha acompanhou 47 mulheres que fizeram denúncia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e auxiliou 15 que precisaram das ações do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM).

Quanto ao atendimento a chamadas de emergência geradas através do número de celular privado da Patrulha, foram realizados 203 atendimentos a ocorrências diversas – tais como agressão física e psicológica, violência patrimonial, ameaça, tentativa de feminicídio, cárcere privado e violência sexual/atentado violento ao pudor. 

Ações como estas fortalecem a proteção às mulheres vítimas de violência, bem como mostram que a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Petrolina segue cumprindo o seu papel no fortalecimento da segurança pública e em proporcionar o resgate do direito à vida, dignidade e segurança das mulheres vítimas e suas famílias. 

Atendimento

Qualquer denúncia que envolva violência contra a mulher pode ser registrada na central de atendimento da Guarda Civil Municipal pelo número de telefone: (87) 9 9132-9568. O atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana.

Assessora de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública