Diariamente, mais de 340 mil pessoas passam pelos aeroportos de todo o País. Com um fluxo tão grande de pessoas, a seguinte cena não é incomum: o passageiro chega ao aeroporto, identifica seu voo no painel de informações, decide ir ao banheiro antes de entrar para o embarque e lá acaba esquecendo a carteira, ou a almofada de viagem, ou até mesmo o ursinho do filho.
A boa notícia é que esses objetos pessoais não estão, necessariamente, perdidos para sempre. Existe um protocolo de registro e guarda desses itens assim que encontrados. “Os funcionários, quando encontram, são orientados a entregar o item a um vigia ou vigilante, que faz contato com o monitoramento e tenta localizar o passageiro nas imagens. Em caso de identificação, o objeto pode ser devolvido diretamente para o passageiro; em caso negativo, o item é registrado e recolhido no setor de Achados e Perdidos do terminal”, explica Cícero Valente, supervisor de Operações e Segurança da Motiva.
Como localizar?
Só neste ano, o Aeroporto de Petrolina já catalogou mais de 194 itens no setor de Perdidos e Achados. Os mais frequentes são documentos, roupas, celulares e descansos de pescoço. Mas também há itens inusitados, como bengalas e estojos de maquiagem.
Para verificar se um objeto perdido encontra-se guardado no aeroporto o passageiro pode entrar em contato pelo telefone 0800 727 4720 ou pelo e-mail perdidoseachados.the@motiva.com.br. Os objetos devem ser retirados no terminal pelo proprietário ou por terceiros devidamente autorizados por ele.
O que acontece após 90 dias?
Após os 90 dias de guarda, a gestão do aeroporto promove a destinação dos objetos esquecidos. Aqueles de uso pessoal, como celulares e documentos, são destruídos; os demais transformam-se em doação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Petrolina.
Todos os passageiros podem colaborar na rotina de cuidado com itens esquecidos nos aeroportos, entregando o que encontrar aos vigias ou vigilantes identificados.