Nesta sexta-feira (11) foi realizada a primeira sessão de autógrafos em solo pernambucano do livro ‘Perfil Parlamentar Osvaldo Coelho”. O autor José Ricardo Pereira Rodrigues, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, recebeu leitores e admiradores do ‘Trator do Sertão’ no estande da XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.
Além dos admiradores de Osvaldo Coelho, alguns dos filhos do político que fez história em Petrolina, no estado de Pernambuco e no Congresso Nacional prestigiaram o lançamento. Entre eles, Guilherme Coelho, Ana Amélia Lemos e Ana Maria Cruz Coelho Araújo.
Neste sábado (12), às 15 horas, José Ricardo fará uma nova sessão de autógrafos na Bienal.
Sobre a obra
A obra faz parte da série Perfil Parlamentar e destaca os mais de 30 anos dedicados à vida pública e os grandes feitos de Osvaldo Coelho. Congressista discreto, mas diligente, Osvaldo Coelho atuou durante décadas no âmbito do Parlamento e, com suas ideias inovadoras e uma atuação parlamentar firme, tenaz e, acima de tudo, coerente, construiu um legado singular. Seu desempenho como deputado federal e sua luta em prol da região Nordeste, da irrigação como instrumento de desenvolvimento sustentável e da educação o tornaram um verdadeiro homem do povo.
Osvaldo Coelho foi, acima de tudo, um exemplo de parlamentar compromissado com sua região e com o Brasil. Pautado pelo compromisso obstinado com a população sofrida do sertão nordestino, contabilizou inúmeras conquistas para o país, mas jamais esqueceu aqueles que representava: os sertanejos sofridos pelo flagelo da seca na região mais pobre do Brasil.
O livro com seu perfil resgata o legado deste parlamentar para a presente e futuras gerações. A publicação faz parte da série legado da Edições Câmara que tem como objetivo publicar clássicos nacionais e estrangeiros sobre ciência política, direito, história, sociologia, antropologia e filosofia, além da série Perfis Parlamentares, com biografias de ex-parlamentares já falecidos.
Por meio desta linha, a Câmara tem a oportunidade de explorar documentos, imagens e obras raras de seus acervos bibliográfico e arquivístico disseminando esse conteúdo a pesquisadores, historiadores, estudantes, professores universitários e cidadãos interessados em aprofundar episódios marcantes da história.