Pernambuco: Dez profissionais de saúde de morreram com Covid-19

0
(Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)

Dez profissionais de saúde morreram com a Covid-19 em Pernambuco. O dado foi apresentado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (27). Os óbitos registrados foram de quatro enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um técnico de laboratório, um dentista e um condutor de ambulância. Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 1.524 casos foram confirmados e 1.034 descartados. Os testes abrangem profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública  – estadual e municipal – ou privada.

De acordo com André Longo, os profissionais que morreram não necessariamente atuavam em unidades que recebem pacientes com o novo coronavírus. “Nem sempre a atividade que ele estava desempenhando era nas unidades hospitalares que atendem Covid. Em relação aos casos confirmados, não temos o registro por área de atuação (ou seja, quantos são médicos, quantos enfermeiros, técnicos, etc)”, afirmou.

Nesse sábado (25), O governo de Pernambuco abriu dois centros de testagem para profissionais das áreas de saúde e da segurança, sob a coordenação das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Administração (SAD). Os postos funcionam diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), bairro da Boa Vista, área central do Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Familiares dos profissionais, com os quais tenham contato domiciliar e que estejam apresentando sintomas de gripe, também poderão ser testados. O secretário estadual de Saúde disse, nesta segunda, que outras categorias dos serviços essenciais devem ser incluídas posteriormente. “Temos recebido pedidos de sindicatos. Uma das áreas que deve ser acrescentada é a de jornalistas, por exemplo”, informou.

Testes

Ao todo, considerando todos os pacientes e não só profissionais de saúde, Pernambuco já processou 11.264 testes, sendo 523 nas últimas 24 horas. Do total, 7.666 foram analisados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE); 1.657 em laboratórios privados; 1.390 no Genomika Diagnósticos e 551 no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). A capacidade atual do estado é de 2,5 mil testes por semana. “Esse esforço ocorre também nos fins de semanas e feriados. Estamos adquirindo mais testes e equipamentos e esperamos chegar à marca de 1 mil testes por dia”, pontuou André Longo.

(Fonte: Diário de Pernambuco)