Mais de mil e trezentos agentes de segurança vão atuar em ações nos dois estados. O lançamento aconteceu às margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina
Dando continuidade a política de combate à criminalidade, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) ao lado da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), lançou na madrugada desta quinta-feira (13) a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro, que segue até o próximo sábado (15). O objetivo principal da operação é intensificar o patrulhamento nas regiões de maior incidência de crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos, além de realizar revistas e inspeções em presídios localizados tanto em Petrolina (PE) como em Juazeiro (BA). Ao longo dos três dias de operação, 1.347 integrantes da segurança pública, dos dois estados, participarão das ações com foco na prevenção e combate à criminalidade.
A operação visa reforçar a presença policial nas duas fronteiras estaduais, com foco na desarticulação de grupos criminosos que atuam nas duas cidades, além de garantir a segurança de moradores e transeuntes. “As ações conjuntas entre as forças de segurança pernambucanas e baianas, que vem ocorrendo desde o ano de 2024, demonstram o esforço para combater a criminalidade na região do Vale do São Francisco. A operação também abrange uma série de ações de inteligência, revistas em veículos e pessoas, além da atuação em estabelecimentos prisionais, com o intuito de reduzir a entrada de ilícitos nas unidades”, esclareceu a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.
“Essa ação é necessária para garantirmos ainda mais segurança para a população baiana e pernambucana. Seguiremos irmanados demonstrando que o projeto de integração, alinhado a estratégia, gestão e acompanhamento é a nossa missão”, declarou o subsecretário da SSP-BA, Marcel de Oliveira.
AÇÕES CONJUNTAS – A Polícia Militar reforça a presença no Sertão do São Francisco com o aumento do efetivo. A ação visa intensificar a segurança em locais de grande circulação, como orlas, parques, ciclovias, ciclofaixas e outras áreas de lazer, além de contemplar setores bancários e centros comerciais. Na Polícia Civil o foco será o cumprimento de mandados de prisão e de buscas e apreensão de casos de homicídios, tráfico de drogas, entre outros crimes. Ações preventivas, ostensivas, de cunho investigativo e repressivo, são executadas com o objetivo de demonstrar a integração e o alinhamento das instituições no combate à criminalidade na área, sobretudo ao crime organizado.
Integrantes da Polícia Científica pernambucana estarão atuando na terceira fase da Operação realizando perícias em vestígios apreendidos e atendimentos na unidade regional de medicina legal.
Além das polícias, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também participa ativamente das ações integradas. O CBMPE intensificará a fiscalização através da operação Bar Seguro, garantindo a segurança em áreas de grande movimentação. Já o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia atuarão no patrulhamento aéreo ostensivo ao longo do Vale do São Francisco, dando importante apoio ao cumprimento de mandados e reforçando as ações realizadas pelas equipes em solo. Participando das ações, a Polícia Rodoviária, reforçará o policiamento nas estradas.
Da Bahia, equipes do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), das 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs/Juazeiro), Rondesp Norte, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, com apoio do Grupamento Aéreo da PM, além de prepostos da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Juazeiro), das Delegacias Territoriais (DTs) de Juazeiro e Casa Nova, além da DH, DTE, DEAM, DRFR, participam da ação.
Este reforço no policiamento ocorre em um momento de estreita colaboração entre as duas Secretarias de Segurança Pública, com o apoio de diversas agências e unidades especializadas, proporcionando uma maior segurança para os cidadãos da região sertaneja.
OPERAÇÕES INTEGRADAS – Pernambuco segue avançando nas ações conjuntas com os estados vizinhos, com o objetivo comum de combater a criminalidade nas divisas. Além desta terceira edição realizada com a Bahia, o estado pernambucano já deflagrou uma operação com a Paraíba e, na semana passada, foi a vez da unir forças com o Ceará na Operação Divisa Integrada. Ações como essas são fundamentais no combate à criminalidade e vem colaborando na redução da violência por 9 meses consecutivos em Pernambuco.