Pernambuco lidera lista das piores rodovias do Brasil, aponta CNT: uma em cada quatro está em estado ruim ou péssimo

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A Pesquisa CNT Rodovias 2024, divulgada nesta terça-feira (19), revela que Pernambuco se destaca negativamente no ranking das piores rodovias do Brasil, com três trechos estaduais entre os dez mais problemáticos: PE-545 (Exu a Ouricuri), PE-096 (Palmares a Barreiros) e PE-177 (Quipapá a Garanhuns). A pesquisa aponta que 25,5% das rodovias brasileiras estão em condições ruins ou péssimas, comprometendo a segurança viária.

O levantamento analisou 111.853 km de rodovias pavimentadas, abrangendo trechos federais e estaduais. A maioria das vias é composta por pistas simples de mão dupla (84,8%), o que agrava os riscos de acidentes. Apenas 7,5% das estradas receberam a avaliação de ótimas, enquanto 40,4% foram classificadas como regulares.

Melhores e piores rodovias do Brasil

As melhores rodovias estão concentradas no Sudeste, principalmente em São Paulo, com a rodovia Raposo Tavares (SP-270) liderando o ranking. Confira as listas:

As 10 melhores rodovias:

  1. SP-270, de Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
  2. SP-099, de São José dos Campos a Caraguatatuba (SP)
  3. SP-225, de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  4. SP-021, de São Paulo a Arujá (SP)
  5. SP-348, de Cordeirópolis a São Paulo (SP)
  6. RJ-124, de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
  7. SP-463, de Ouroeste a Clementina (SP)
  8. SP-300, de Castilho a Jundiaí (SP)
  9. SP-070, de Taubaté a Guarulhos (SP)
  10. SP-065, de Campinas a Jacareí (SP)

As 10 piores rodovias:

  1. PE-545, de Exu a Ouricuri (PE)
  2. PE-096, de Palmares a Barreiros (PE)
  3. PB-400, de Cajazeiras a Conceição (PB)
  4. RN-118, de Macau a Itajá (RN)
  5. PE-177, de Quipapá a Garanhuns (PE)
  6. RS-153, de Barros Cassal a Vera Cruz (RS)
  7. RS-640, de São Vicente do Sul a Rosário do Sul (RS)
  8. RJ-155, de Barra Mansa a Angra dos Reis (RJ)
  9. PB-066, de Ingá a Itambé (PB)
  10. AC-010, de Porto Acre a Rio Branco (AC)

Investimentos urgentes para reverter o cenário

A CNT estima que seriam necessários R$ 100 bilhões para recuperar a malha rodoviária nacional. Trechos classificados como regulares (45.263 km) estão próximos de uma deterioração severa, enquanto mais de 55,8% das vias já apresentam desgaste significativo.

Segundo o presidente da CNT, Vander Francisco Costa, “a recuperação das rodovias exige recursos consistentes e de longo prazo para atender às demandas do país e garantir segurança e eficiência no transporte”.

A pesquisa reforça a necessidade de priorizar investimentos nas rodovias públicas, que apresentaram desempenho muito inferior às privatizadas: apenas 2,7% das públicas foram avaliadas como ótimas, contra 21,4% das concessionadas.