Pernambuco quebra próprio recorde com 69 medalhas conquistadas nos Jogos Escolares Brasileiros; escola de Petrolina se destaca com 4 medalhas

0



Com desempenho histórico em Uberlândia, delegação pernambucana consolida o estado entre as maiores potências do esporte escolar nacional

Pernambuco fez história nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025. A delegação estadual brilhou na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, e conquistou 69 medalhas, o maior número já alcançado pelo estado na competição, ultrapassando as 67 medalhas conquistadas em 2022 e 2024. Foram 20 de ouro, 22 de prata e 27 de bronze, um resultado que consagra o talento dos estudantes/atletas pernambucanos e o fortalecimento do esporte educacional em todas as regiões do estado. Deste total de medalhas, 13 foram conquistadas por estudantes da Rede Estadual de Ensino

“Esse resultado é motivo de muito orgulho para Pernambuco. A cada medalha conquistada, vimos a dedicação dos estudantes que representaram o nosso estado com garra e alegria. Acompanhei toda essa trajetória, torci por cada um deles e comemorei muito essa conquista histórica. O Governo de Pernambuco seguirá investindo e acreditando no esporte educacional como um caminho de transformação, que forma campeões dentro e fora das quadras”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

O desempenho consagra o trabalho desenvolvido nas escolas, que vêm se destacando nas competições escolares e fortalecendo o desporto educacional em todo o estado. O resultado também reflete o investimento contínuo do Governo de Pernambuco em políticas de incentivo à prática esportiva, revelando novos talentos e promovendo valores como disciplina, cidadania, superação e trabalho em equipe.

“É uma alegria imensa ver Pernambuco alcançar mais uma marca histórica no esporte escolar! Esse resultado é fruto do trabalho sério que vem sendo desenvolvido nas escolas, com o empenho diário de professores, técnicos e, claro, dos estudantes, que dão o melhor de si em cada disputa. Gostaria também de destacar o trabalho impecável que nossos dirigentes realizaram na competição, acompanhando de perto cada modalidade e dando o suporte necessário aos atletas e técnicos. Mais do que medalhas, esse recorde representa o compromisso do fortalecimento do desporto educacional em nosso estado”, completou o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.

Uma das escolas da Rede Estadual de Ensino que se destacaram na competição foi a Escola Poeta Carlos Drumond de Andrade, do município de Petrolina. Os estudantes da unidade de ensino foram responsáveis por 04 medalhas conquistadas na competição. José César, do atletismo adaptado, arrematou 02 medalhas de ouro e 01 de prata, ambas na série ouro, nas provas do salto em distância, 80 metros rasos e arremesso de peso, e falou sobre a conquista.

“Fiquei muito feliz com o resultado das minhas provas no JEBs. No passado só consegui ganhar ouro no arremesso de peso e não me saí bem nas outras provas. Mas este ano me preparei bem, treinei muito e conquistei meus objetivos. Poder representar o estado nesta competição significa muito para mim e estou muito contente com o meu desempenho”, afirmou José César.

A estudante Sarah Cristina, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no Recife, também mostrou seu talento no atletismo durante os JEBs ao conquistar a medalha de prata na prova dos 80 metros com barreira. Emocionada com o resultado, ela destacou a alegria de representar Pernambuco: “Foi uma experiência incrível participar dos Jogos Escolares. Quando cheguei, confesso que fiquei muito nervosa, mas consegui manter o controle e, quando vi que ganhei a medalha de prata, fiquei muito feliz por estar entre os melhores. Agora o foco é continuar treinando forte e me preparando para as próximas competições”, contou Sarah.

Já na modalidade do karatê, a estudante Ana Sarah, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Maciel Pinheiro, também no Recife, mostrou todo o seu talento conquistando a medalha de ouro na série ouro da competição. Após disputar a competição pela primeira vez em 2024, Ana mostrou todo o seu empenho e determinação e apenas um ano depois conquistou a tão sonhada medalha dourada.

“Minha competição foi simplesmente incrível! Essa foi a minha segunda experiência com o JEBs e dessa vez eu consegui ter o resultado que eu tanto almejava. Treinei todos os dias, focada e de olho no meu objetivo. Com ajuda da minha equipe e da minha técnica, consegui subir no pódio levando o nome da minha escola e do meu estado! Foi tudo muito incrível e estou com sentimento de dever cumprido”, disse Ana Sarah.

Realizados na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério do Esporte e as federações estaduais. A edição 2025 reuniu milhares de atletas de todo o país na categoria 12 a 14 anos, em diversas modalidades individuais e coletivas, reafirmando o papel do esporte como instrumento de inclusão e transformação social.

Fonte: Ascom