A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o primeiro caso de infecção por mucormicose, o chamado “fungo negro”. O fato foi registrado em uma paciente que foi diagnosticada com covid-19.
A ocorrência foi notificada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). A paciente tem 59 anos e reside nas Casinhas, no Agreste do Estado. Ela foi diagnosticada com covid-19 em março e desenvolveu um quadro de pneumonia bacteriana.
A SES-PE informou que notificou o Ministério da Saúde sobre o caso e investiga a possível associação com o novo coronavírus. A boa notícia é que a paciente já está curada da covid. “Ela é diabética, hipertensa, asmática e obesa, e está internada em enfermaria no Huoc, desde a última sexta-feira (4),consciente e com quadro de saúde estável”, informou a SES-PE.
Essa paciente também será submetida a outras investigações por imagem e reavaliações com especialistas, pois ainda apresenta alguns sintomas característicos da presença do fungo. Por fim, nenhum dos contatos próximos ao caso da paciente de Casinhas apresentou a doença fúngica.