A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta quarta-feira (12), que foram notificados seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os registros ocorreram nos municípios de Serrita (2 casos – ambos internados), Abreu e Lima (1 caso – internado), Petrolina (2 casos – sendo um internado e um óbito) e Juazeiro, na Bahia (1 caso – internado). Todos os casos seguem em investigação.
Com as novas notificações, o Estado totaliza 110 registros, sendo 105 em Pernambuco e 5 em outros estados (2 em São Paulo, 1 na Paraíba, 1 em Alagoas e 1 na Bahia).
Situação epidemiológica
De acordo com o boletim da SES-PE, dos 105 casos notificados em Pernambuco, 87 foram descartados, 5 confirmados e os demais seguem em análise.
A situação atual dos pacientes é a seguinte:
- 12 internados (5 descartados);
- 57 receberam alta médica (2 confirmados e 54 descartados);
- 21 óbitos (3 confirmados e 13 descartados);
- 15 evadiram-se (todos descartados).
Referências hospitalares
A SES-PE também esclareceu que, no interior do Estado, os Hospitais Regionais funcionam como referências para casos de média e alta complexidade envolvendo suspeita de intoxicação por metanol. O encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação do Estado, conforme o quadro clínico e a região de origem do paciente.
Confira abaixo como funciona o fluxo de atendimento e de distribuição do antídoto na rede estadual de saúde:




