Pernambuco: vacinação itinerante aplicou mais de 11 mil doses em áreas rurais e de difícil acesso

0

Em um mês, mais de 11 mil doses dos imunizantes contra o novo coronavírus foram aplicadas pelo Vacina Mais Pernambuco, programa realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o objetivo de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em áreas remotas de nove municípios. Do total de 11.696 doses já aplicadas, 1.360 foram primeiras doses; 3.145, segundas doses e 7.191, doses de reforço.

O objetivo das equipes itinerantes, formadas por vacinadores e registradores equipados com tablets, é imunizar pessoas que enfrentam maior desafio em receber a vacinação por residirem em áreas rurais e de difícil acesso.

O projeto visitou as cidades de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata, e que pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais.

Uma ds beneficiadas, a moradora de São José da Coroa Grande Eunice Maria da Silva, de 45 anos, tomou a primeira dose da vacina apenas no final de dezembro. “Eu estava insegura e com medo de tomar a vacina, mas a equipe me explicou a importância de estar protegida. Por muito tempo, eu não quis ser imunizada e não procurei nenhum posto de saúde também por morar longe. Agora vou esperar o tempo certo para tomar a segunda dose e completar a minha vacinação porque eu não quero adoecer”, disse Eunice.