Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE Inteligência) realizam em Petrolina, a continuação de uma pesquisa sobre Coronavírus. O estudo já está na quarta fase e segue até este domingo(30). Outros 132 municípios brasileiros também estão participando do estudo, que estima o número de casos do Novo Coronavírus no Brasil.
Na pesquisa, todos os cuidados são tomados antes de entrar nas residências. O pesquisador usa máscara, avental, luvas descartáveis. Em seguida, é realizado um questionário com perguntas sobre saúde, escolaridade e trabalho. Em seguida, é feito o teste rápido para a Covid-19.
“Após o questionário, a gente faz um teste rápido que é feito apenas com a coleta de uma gotinha de sangue. O resultado sai, no máximo, em 15 minutos. Feito o teste, caso a gente identifique uma pessoa como positivada, a gente passa a testar todos os moradores. Após o resultado, a gente comunica à Secretaria de Saúde, que vai fazer o acompanhamento de isolamento daquela pessoa que foi contaminada”, disse a supervisora da pesquisa, Aldenira Lira.
A 4ª etapa segue a mesma metodologia das anteriores. Em Petrolina, cerca de 10 pesquisadores do IBOPE Inteligência voltaram às ruas para entrevistar e realizar testes rápidos com 250 moradores. No bairro São José, dez casas foram selecionadas por sorteio aleatório para participarem da pesquisa.
A autônoma, Carline Nunes, foi uma das sorteadas para fazer o teste. A moradora achou bem tranquilo. “Foi um teste muito prático e rápido e que todos possam fazer. Que não tenham medo de saber do resultado. E se o resultado for positivo, buscar os postos de saúde ou hospitais”, disse Carline Nunes. (Fonte: G1)