Usuários do transporte público de Petrolina reclamaram dos transtornos enfrentados com o Passe Livre durante entrevista ao programa Nossa Voz, nesta sexta-feira (7). Wellington José, um dos usuários, destacou os problemas enfrentados com a recarga dos cartões. “Os cartões estão sendo recarregados duas vezes por mês. As pessoas com deficiência precisam trafegar nos ônibus, mas quando os créditos acabam, elas são orientadas a ligar ou enviar mensagem pelo WhatsApp para solicitar a recarga. Isso tem causado confusão, pois a recarga deveria ser mensal,” afirmou Wellington.
Ele destacou que é essencial informar a população sobre possíveis problemas com os cartões. “Se houver algum problema, informe através de cartazes nos ônibus, na imprensa ou pelos conselhos da pessoa com deficiência,” sugeriu.
José Alessandro, presidente da Associação dos Deficientes de Petrolina, também participou da entrevista, relatando as dificuldades enfrentadas pelos associados. “Os créditos não estão vindo por completo, às vezes só a metade. Quando isso ocorre, os usuários precisam recorrer à secretaria para solicitar a recarga,” explicou.
Ele informou que já buscou esclarecimentos junto à secretaria responsável. “O setor de compras está realizando a recarga em duas vezes, mas gostaríamos de entender o motivo dessa mudança,” disse Alessandro.
Os representantes pedem que as passagens sejam recarregadas automaticamente, evitando que pessoas com deficiência enfrentem dificuldades ao utilizar o transporte público. “Principalmente as pessoas com deficiência visual não conseguem verificar os créditos disponíveis e acabam enfrentando problemas,” destacou Wellington.
A Associação solicita que a situação seja amplamente divulgada e resolvida para que os usuários não enfrentem mais transtornos. “Pedimos que a cidade de Petrolina informe a população através dos meios de comunicação, assim como outras cidades fazem,” concluiu Wellington.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina emitiu a seguinte nota:
“A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informa que não houve nenhuma mudança na emissão da carteirinha do Passe Livre para pessoas com deficiência em Petrolina. Para solicitar a carteirinha do passe livre é necessário apresentar a documentação necessária na Secretaria de Acessibilidade (SEDHMA), que funciona na Avenida Gilberto Freire, S/N°, Vila Mocó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Após ser feito esse cadastro, é agendada a perícia médica. Sendo aprovado na perícia médica, o benefício é concedido. A recarga do cartão é feita automaticamente no sistema para garantir que nenhum usuário fique sem crédito. Mais informações através do telefone: (87) 3983-6478.”