Petar Ralchev, da Bulgária, e Yilin Han, da China, são as atrações internacionais do VIII Festival da Sanfona

0

Em mais uma edição, o Festival da Sanfona, que costuma reunir diversos artistas nacionais, contará na sua programação com dois dos maiores nomes mundiais da atualidade na arte de tocar acordeon, o búlgaro Petar Ralchev e a chinesa Yilin Han.

Os shows este ano voltam a acontecer no formato de Lives no canal do YouTube, de 17 a 19 de novembro. Já estão confirmadas as atrações nacionais: Janderson do Acordeon (Feira Santana-BA), Adriana Sanches (São Paulo-SP), Rafael Meninão (Rio de Janeiro – RJ), Jó do Acordeon (Juazeiro – BA), Denise do Acordeon (São Paulo–SP), Gervilson Duarte (Juazeiro-BA), Edglei Miguel (Campina Grande-PB) e a pequena Alice D’Ângelo, de apenas 9 anos (Juazeiro-BA).

“Estamos na oitava edição do maior evento de acordeon de toda América Latina e a gente traz uma vasta programação contemplando a participação de artistas nacionais e internacionais, praticamente todos pela primeira vez no festival”, faz questão de enfatizar o também sanfoneiro Targino Gondim, um dos idealizadores do projeto.

De fato, a grade conta com praticamente com artistas inéditos no festival, a não ser pela presença do paraibano, Ediglei Miguel, grande mestre nacional da sanfona, que será também o ministrante da oficina “Sanfona para Todos”, parte da programação do evento.

O festival no formato on-line permitiu a curadoria trazer dois convidados internacionais que sempre foram cobiçados. Um deles é o lendário Petar Ralchev, artista muito importante no mundo do acordeon mundial. É uma das atrações do segundo dia de shows, 18 de novembro.

“O Petar é o principal acordeonista da Bulgária. É um instrumentista fora de série, patrimônio vivo da cultura do seu país. Ele é considerado um fenômeno desde criança, é uma grande vitória para o festival, já que a gente pensa nisso desde a primeira edição, mas tínhamos dificuldades logísticas para trazê-lo.”

Argumenta Celso Carvalho, idealizador e curador do festival. Yilin Han é outra atração possível por causa do formato on-line. A chinesa se apresenta na terceira noite de shows, sábado, 19 de novembro. Yilin uma instrumentista virtuosa, acordeonista clássica e com certeza vai encantar a todos.

“A participação dela é uma marca importante para o festival porque o festival sempre foi muito plural, diverso. Já trouxe muitas outras mulheres em outras edições, mas na edição passada nós sofremos com ausência de mulheres na grade oficial de shows, até porque tivemos a desmarcação por parte de uma das convidadas. Este ano, a participação feminina está muito bem representada com a participação não apenas da Yilin Han, mas das brasileiras Adriana Sanchez e a Denise do Acordeon”, completou Celso.

*Sobre Petar Ralchev* Ele é uma das estrelas mais brilhantes da cena musical búlgara contemporânea. O fundador de um estilo único de performance descrito como “virtuosismo, melodioso, rico em harmonia e improvisação”, ele é uma inspiração para muitos jovens acordeonistas ao redor do mundo hoje.

Durante os anos em que se apresentou com alguns dos músicos folclóricos búlgaros mais proeminentes, Ralchev reformulou a performance do acordeon como a conhecemos.

Aberto às sutilezas e inovações na música de outros países, é hoje um dos intérpretes mais requisitados da Europa. Além da carreira solo, aparece com várias bandas europeias multiétnicas, e está incluído em muitos projetos búlgaros. Já se apresentou em todos os países da Europa, além do Canadá, Rússia, Estados Unidos, Turquia, África e Israel.

Sobre Yilin Han

Yilin Han tem 24 anos e iniciou seu primeiro estudo de acordeon clássico no Conservatório de Música de Tianjin, na China. Desde 2020 faz mestrado em acordeon na Universidade de Música e Artes da cidade de Viena, na Áustria.

Seus concertos como solista virtuosa a levaram ao grandioso Centro Nacional de Artes Cênicas em Pequim e para as principais salas de concerto na China e na Europa. Ela também se apresentou em importantes festivais internacionais de música na Suíça e na Áustria.

No ano passado, Yilin Han lançou seu primeiro álbum solo na com obras de Bach, Berio, Scarlatti, Grieg, e outros grandes compositores. Yilin Han foi também vencedora dos prêmios do acordeon clássico mais exigentes do mundo, na Alemanha em 2018, e na Espanha em 2021.

O VIII Festival Internacional da Sanfona será realizado de 17 a 19 de novembro e exibido no canal do festival no YouTube a partir das 20h.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Eventos Calendarizados e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.

A programação oficial do VIII Festival Internacional da Sanfona está disponível no site www.festivaldasanfona.com.br e no Instagram @festivaldasanfona.