Petrolina abre consulta pública para atualizar plano de contingência contra chuvas intensas; audiência será no dia 19

0

A população de Petrolina já pode enviar sugestões para a construção do Plano de Contingência para Enfrentamento de Chuvas Intensas (PLANCON 2025). O documento reúne diretrizes e ações que devem ser adotadas antes, durante e depois de eventos de forte precipitação no município. A iniciativa envolve participação direta da sociedade civil, órgãos públicos, entidades privadas, organizações não governamentais e demais interessados.

Os moradores têm até o dia 17 de novembro para acessar o conteúdo completo do plano e enviar suas contribuições por meio de formulário eletrônico ou pelo e-mail da Defesa Civil. A consulta pública fica aberta até as 23h59 da mesma data.

A apresentação do plano será feita em uma audiência pública marcada para 19 de novembro, às 9h, na Fundação Nilo Coelho, no Centro da cidade.

O secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil, Alisson Oliveira, explicou que o PLANCON organiza as ações que precisam ser tomadas imediatamente após uma chuva intensa.

“De fato, é um plano muito importante. Esse plano, como eu costumo dizer, é o minuto, uma chuva maior, como aconteceu no ano de 2024. Nenhuma cidade do país e do mundo está pronta para receber chuva bem acima da sua capacidade, Petrolina não é diferente, mas o que é que precisa ter? Um plano que de fato a gente possa saber imediato já o que resolvendo a cada situação”, afirmou.

O secretário também explicou que o documento define locais de abrigo, equipes responsáveis, rotas, protocolos de resposta e articulação com órgãos como o Ministério Público.

“Não dá para ter uma grande chuva, uma grande precipitação, principalmente ali foram vários dias em 2024, e no minuto seguinte você não sabia para onde ir. Vamos se reunir, vamos ligar para quem? Aqui não. Já é o plano de tudo isso pronto. Não só mostrando as escolas onde tem que ir, os órgãos que vão sentar rapidamente e começar a resolver. É um plano de contingência que permite com que a gente saiba, principalmente a prefeitura, mas juntamente também com o Ministério Público, para que a gente possa cuidar da cidade como um todo num momento mais delicado”, disse.

Ele reforçou o convite para a participação popular na audiência.
“Para isso a gente convida a todos, no próximo dia 19, aqui mesmo onde a gente tá, na Fundação Nilo Coelho, a partir das 8 horas da manhã, para que a população possa vir e dar a sua contribuição, para que a gente possa fazer um plano para toda a cidade.”

O secretário também comentou que o PLANCON dialoga com projetos de drenagem e obras estruturais, destacando áreas vulneráveis e intervenções já realizadas. Segundo ele, a previsão climática com influência do fenômeno La Niña reforça a necessidade de preparação.

“Aqui embaixo do viaduto tinha transtorno, muitos lugares da cidade tinham transtorno por muito tempo. Agora não. A chuva de imediato logo consegue escoar. A gente mantém os drenos das canaletas. Lá no Dom Avelar, essa obra foi muito importante para aquela região toda ali. Aqui no Jatobá, que era um problema histórico, já foi resolvido”, afirmou.

Ao final, ele reforçou a importância da colaboração da população nesse período chuvoso.
“É importante salientar que a colaboração das pessoas é fundamental. Não jogar lixo na rua, porque esse lixo acaba contaminando a passagem da água. Tá tudo limpinho, tá tudo certinho. Vamos cada vez mais cuidar da nossa cidade.”

A audiência pública será realizada no dia 19 de novembro, a partir das 8h, na Fundação Nilo Coelho.