Petrolina avança na saúde com novo hospital e reestruturação da rede municipal, afirma secretário João Luis

0

Em coletiva realizada nesta terça-feira (22), o secretário municipal de Saúde de Petrolina, João Luiz, fez um balanço dos 100 primeiros dias da atual gestão do prefeito Simão Durando, destacando importantes avanços no setor de saúde pública do município. De acordo com o secretário, o ritmo de trabalho tem sido intenso, com foco na reestruturação da rede municipal e ampliação da cobertura dos serviços.

“Estamos aqui nos 100 dias do governo do prefeito Simão Durando, onde a gente conseguiu imprimir um ritmo muito forte, sobretudo na saúde de Petrolina. A gente só na semana passada já lançou duas licitações das unidades básicas do João de Deus, do São Gonçalo. Nesses dias estaremos lançando também o edital da construção de mais cinco unidades básicas de saúde no quilômetro 25, Nova Descoberta, N4, N7, N10”, afirmou João Luiz.

O secretário destacou ainda o impacto da pandemia na demanda reprimida por exames e procedimentos, e a resposta da gestão municipal para desafogar o sistema: “Estamos fazendo uma reestruturação por completo da Saúde Municipal de Petrolina. Uma saúde que sofreu bastante com a pandemia, muito exame represado, mas aí a decisão do prefeito de abrir o Hospital Municipal na área de especialidades e também de cirurgias pequenas e médias vem diminuindo muito a fila que dependia de outros equipamentos do município de Petrolina.”

Durante o evento, João Luiz também anunciou uma nova parceria estratégica com a Fundação Altino Ventura, referência nacional em oftalmologia e procedimentos de média complexidade. “Hoje, especialmente no dia de hoje, nós estaremos logo mais com o presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura, Dr. Marcelo Filho, o diretor de operações Rogério, que estará entregando o projeto na mão do prefeito para a construção. E tenho certeza que o código de serviço ainda nesse primeiro semestre do hospital que ficará ali no Cosme e Damião. Um hospital voltado para a população de Petrolina, para toda a região. É um marco histórico, uma luta antiga”, disse.

Segundo João Luiz, a descentralização dos serviços é um dos principais objetivos da gestão atual, visando reduzir o deslocamento de pacientes para a capital. “Estamos descentralizando os serviços que a gente usava lá em Recife, trazendo para cá para o interior, uma região ainda carente. A gente sabe que falta ainda serviços, sobretudo de um hospital regional, mas agora com essa parceria da prefeitura liderada pelo prefeito Simão e todo o conjunto de forças que ajudou bastante para que a gente pudesse trazer esse hospital.”

O novo hospital deverá impactar positivamente também na economia local. “Um investimento grande, vai gerar muito emprego, muita renda. Aquele bairro ali, você vai ver, vai ter farmácias, vai ter óticas, vai ter um comércio mais pujante e, sobretudo, gerando saúde, evitando que paciente saia daqui e vá fazer uma cirurgia de 5 minutos, lá no Hospital Altino Ventura, que é referência não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil. Um hospital 100% SUS que fará a parceria com a prefeitura de Petrolina.”