No próximo dia 21 de setembro, Petrolina celebrará seu 129º aniversário com o tradicional desfile cívico, que promete exaltar a história, a cultura e as conquistas da cidade ao longo dos anos. A programação foi apresentada pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, que destacou o envolvimento das escolas e instituições locais na organização do evento.
“Estamos muito felizes em trabalhar com o tema “Caatingue-se”, a edição deste ano busca enaltecer o bioma da caatinga e promover a conservação ambiental do ecossistema único, valorizando nossa cultura local e o bioma da Caatinga, que é genuinamente brasileiro. Desde o início do ano letivo, nossas escolas têm se dedicado a esse tema, e no desfile veremos essa história contada e cantada”, afirmou Rosane.
Segundo a secretária, 23 escolas e 20 instituições se inscreveram para participar do desfile, que será dividido em duas fases. “A primeira parte será o desfile alegórico, com cinco carros alegóricos representando os sabores e saberes da Caatinga. Já a segunda fase contará com bandas, fanfarras e a nossa filarmônica, que abrirá o evento”, explicou. Ela também mencionou o retorno do formato com trilha sonora específica, como visto no desfile anterior que homenageou Ana das Carrancas.
Rosane também destacou o trabalho contínuo ao longo do ano. “Desde a abertura do ano letivo, temos promovido discussões e atividades para retomar a valorização da nossa cultura local, muitas vezes negligenciada em nossos livros didáticos. A proposta é fazer com que nossas raízes e tradições se manifestem de forma significativa no desfile, valorizando a linguagem e os saberes que fazem parte da nossa identidade”, afirmou.
O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, ressaltou a importância de valorizar as histórias e personagens da região. “Estamos muito acostumados a exaltar figuras de outras partes do país, e esquecemos de valorizar quem está aqui, na Caatinga, conosco todos os dias. O tema deste ano reforça o orgulho de ser catingueiro e de reconhecer a riqueza cultural e ambiental que nos cerca”, comentou.
O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, acrescentou que a Caatinga é um bioma exclusivo que abrange mais do que apenas a vegetação. “A Caatinga envolve o relevo, o solo e tudo o que a cerca. Durante o desfile, vamos explorar a Caatinga original e sua cultura, passando pela diversidade de valores que ela representa, como os sabores, saberes e expressões. Também destacaremos a Caatinga tecnológica e globalizada, mostrando como ela faz parte de uma história maior que temos orgulho de contar”, disse Lucena.
Lucena também destacou o envolvimento das escolas na produção do desfile, lembrando que o tema foi definido em novembro do ano passado e trabalhado ao longo de todo o ano letivo. “É uma grande responsabilidade e um grande prazer ver o entusiasmo das escolas em entregar um trabalho bem feito. No ano passado, vimos uma euforia contagiante durante o desfile, tanto por parte dos participantes quanto do público. É uma história da caatinga, que vai “, disse.
O desfile de aniversário de Petrolina ocorrerá à noite, um horário que, segundo a secretária Rosângela, favorece a participação das famílias. “É um momento muito especial, em que vemos crianças, pais, avós e toda a comunidade celebrando e se encantando com as homenagens”, concluiu.