Petrolina celebra nesta sexta-feira (15) o dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira da cidade

0

Nesta sexta-feira (15), Petrolina, no Sertão de Pernambuco, celebra o Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira do município. As festividades começaram no último dia 5 e, ao longo desses dias, fiéis participaram de novenários, missas e atividades culturais. O encerramento da programação acontece hoje, com destaque para as celebrações em honra à Padroeira.

O ponto alto das celebrações da Padroeira será amanhã (15), quando a comunidade católica vai se reunir para a tradicional procissão. A concentração será às 16h em frente à Igreja Matriz. De lá, os fiéis seguem em caminhada por algumas ruas do Centro de Petrolina, com encerramento previsto na Concha Acústica da cidade, onde haverá a Santa Missa Festiva.

O tema deste ano é “Rainha dos Anjos, Mãe da Esperança, ensina-nos a peregrinar para teu Filho, razão da nossa Esperança”. Uma das novidades da edição de 2025 foi a procissão fluvial, realizada no início da festa, que levou a imagem da Santa de Juazeiro até a Orla de Petrolina, em uma embarcação da Marinha, atraindo milhares de fiéis.

Devoção que resiste ao tempo
Na terça-feira (5), a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos ficou exposta durante o dia em Juazeiro, na Catedral, onde às 12h foi celebrada missa. No fim da tarde, a procissão fluvial marcou a chegada da Padroeira à cidade, com grande participação popular.

Após a chegada, às 19h30, a Missa de abertura foi celebrada na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz, e com a participação do Bispo Emérito, Dom Paulo Cardoso, como pregador.

Programação e expectativa
O novenário, realizado entre os dias 6 e 14 de agosto, seguiu sempre às 19h30 na Catedral. Durante todas as noites, a quermesse na Praça Dom Malan ofereceu lanches, artigos religiosos e shows de artistas locais. A organização estima que mais de duas mil pessoas participaram diariamente das festividades.

Nesta sexta-feira, os fiéis podem esperar o ponto alto da festa, com celebrações religiosas e momentos de devoção à padroeira, encerrando as homenagens deste ano com grande participação da comunidade.