A partir desta quarta-feira (10), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que terá aumento da vazão da Barragem de Sobradinho. Dessa forma, a Defesa Civil de Petrolina alerta os moradores ribeirinhos que fiquem atentos para o aumento de volume das águas do Rio São Francisco. Isso ocorrerá de forma gradativa, os intervalos serão de três dias entre um e outro. A vazão vai começar com 2.300 m³/s e deverá chegar a 3.000 m³/s até o próximo dia 12.
De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, uma vazão com esse volume não causa risco hidrológico, porém devemos ter cuidado com afogamentos. “Chamamos atenção da população para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco. Como também, os banhistas devem tomar cuidado na hora de tomar banho. Iremos fazer um acompanhamento dos impactos causados em possíveis ocupações das áreas atingidas”, frisou.
O coordenador adjunto destacou ainda que a barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s. A barragem é capaz de trabalhar com uma defluência de até mais de 27.000 m³/s sem oferecer riscos, em caso de eventos extremos a defluência poderá ultrapassar esse limite de segurança como já ocorreu anteriormente. (Foto: Chesf)