Petrolina: Dia de Finados tem cerimônias e programação especial em cemitérios

0

O dia de Finados foi de muita movimentação nos cemitérios públicos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Muita gente acordou cedo para prestar homenagens aos entes queridos. Ao longo do dia, a estimativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios da cidade.

No Cemitério Campo das Flores, o mais antigo da cidade, a banda marcial Irmã Dourado recepcionou os visitantes com música. A primeira missa campal foi realizada no início da manhã e foi presidida pelo bispo da diocese de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano. A celebração reuniu muitos católicos.

Estela Farias montou arranjos no túmulo da família e fez orações. Uma tradição que a aposentada mantém há mais de meio século. “Cheguei cedo, já assisti a santa missa e acendemos as velas e botamos alguns arranjos e sempre zelando por essa morada material”.

Dia de saudades, de reviver memórias, e também de fazer um extra. Um casal de aposentados veio da Chapada Diamantina para vender flores em frente ao cemitério central. As desidratadas tiveram boa aceitação, e com promoção, as vendas não pararam.

“Eu fiz uma promoção aqui, está vendendo bem, que as pessoas se sintam bem, porque nada melhor que uma flor”, explicou a comerciante, Maria Conceição Ferreira.

(G1 Petrolina)