A Prefeitura de Petrolina montou no prédio da Secretaria de Saúde, a sala de teleorientação nesta segunda-feira (30). Lá está oferecendo o serviço com agendamento marcado para pessoas que apresentem alguns dos indícios mais leves da Covid-19 como febre, tosse e coriza.
Para receber as orientações, a pessoa precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, fazer um cadastro com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação. Médicas e enfermeiras realizam o atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
De acordo com a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, a teleorientação é um grande recurso durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Ao receber as dúvidas e queixas de uma pessoa, o profissional de saúde da teleorientação tem a chance de fazer uma orientação prévia e, na maioria das vezes, solucionar casos que possivelmente iriam para a triagem presencial sobrecarregando o atendimento e aumentando a demanda por recursos. Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a adotar esse sistema remoto na rede pública”, destaca.
Além da possibilidade de acionar um profissional de saúde e ser direcionado para a orientação virtual, a plataforma ainda oferece uma base de conteúdos com informação de qualidade e livre de notícias falsas, as chamadas fake news, tudo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. A plataforma foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital e já foi testada em unidades privadas de saúde.