Petrolina é polo da Avaliação Nacional de Vinhos pela 2ª vez

0

Pelo segundo ano consecutivo, a Oxe Vinhos será um dos oito polos a receber, em 04 de novembro, uma degustação para a imprensa dos 16 vinhos brasileiros mais representativos da safra 2023. A loja e bar de vinhos do Brasil localizada na Petrolina Antiga foi convidada a representar o Sertão na 31ª Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), considerada a maior degustação de bases para espumantes, brancos, rosés e tintos de uma safra no mundo.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e acontecerá das 17h às 21h, de forma híbrida, reunindo quase 2 mil pessoas em todo o Brasil. Destas, 600 farão uma degustação no evento presencial em Bento Gonçalves (RS) e mais de 1.000 em suas casas, através do envio de um kit com vinhos, ficha e taças; e da transmissão simultânea pelo canal da ABE no Youtube.

Completam o grupo os comunicadores e influenciadores do Vale do São Francisco convidados pela Oxe Vinhos; e outros 180 formadores de opinião distribuídos em 5 estados mais o Distrito Federal. A ação, que envolve o envio dos kits de degustação para anfitriões locais, foi coordenada pela jornalista Lucinara Masiero da Conceitocom Brasil, assessora de imprensa da ABE há 21 anos. “A gente leva o vinho brasileiro até eles. São pessoas que dão voz ao vinho brasileiro, ajudando a promover e divulgar a produção nacional”, destaca a profissional.

De acordo com o presidente da ABE, o enólogo Ricardo Morari, a única forma de falar de um produto é conhecendo-o. “A imagem do vinho brasileiro é construída pela cadeia produtiva da uva e do vinho, mas também pelos formadores de opinião”.

Para Paula Theotonio, jornalista, sommelier e sócia da Oxe Vinhos, participar da ANV também traz visibilidade a toda a cadeia do vinho no Vale do São Francisco. “Ao lado de quem acredita no vinho brasileiro e no Sertão, estaremos prontos para mais uma vez celebrar o vinho brasileiro em nossa casa, degustando junto aos comunicadores e participando ao vivo durante o evento, compartilhando nossa vivência nacionalmente”, comenta a profissional.

A mecânica da Avaliação

A ANV recebeu 503 amostras inscritas por 74 vinícolas de sete estados brasileiros (BA, MG, PE, PR, RS, SC e SP), além do Distrito Federal. Para chegar aos 30% mais representativos e destacar os 16 melhores vinhos da safra 2023, que serão degustados no evento de 4 de novembro, a ABE convocou 90 enólogos para uma análise sensorial às cegas. Divididos em 10 grupos, eles seguiram uma jornada intensa de 12 horas de degustações em quatro dias, de 5 a 8 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

“A ANV segue critérios rigorosos em cada etapa, mas é na degustação de Seleção que todo conhecimento enológico entra em ação. Temos um corpo 100% técnico, preparado para avaliar cada amostra às cegas, levando em conta o desempenho da safra 2023. A única informação que os enólogos recebem é a categoria da amostra a ser degustada. É um momento de muita concentração e responsabilidade, em que cada enólogo, individualmente, coloca em prática toda sua habilidade e conhecimento a serviço do vinho brasileiro”, conta Ricardo Morari.

As notas são lançadas individualmente por cada profissional em um programa específico para este tipo de avaliação, que faz o registro, computa os dados e identifica os 30% mais representativos.

A Oxe Vinhos

Primeira e única adega especializada em vinhos brasileiros do Vale do São Francisco, a Oxe Vinhos foi fundada em dezembro de 2021 pela jornalista e sommelière Paula Theotonio e seu marido e sócio, o administrador Fábio Reis Neto.

Localizada dentro da Galeria O Casarão (R. Marechal Deodoro, 969) na Petrolina Antiga (Centro), a empresa também realiza cursos para iniciantes no mundo do vinho; eventos com enólogos e especialistas parceiros, como o Papo Divino; e ações que celebram a gastronomia local, como o Oxe Convida.

Em 2023, passou a integrar o enoturismo da região promovendo degustações guiadas para grupos de 4 a 10 pessoas em seu próprio espaço. Chamadas de Flights, as experiências promovem um tour urbano, sensorial e musical por 4 vinícolas do Vale do São Francisco através de alguns dos seus melhores rótulos.

“O Brasil faz excelentes vinhos em quase todas as suas regiões e nós estamos mostrando essa produção em um espaço inovador e divertido, com experiências jamais vivenciadas na cidade”, explica Fábio Reis Neto. Para conhecer mais o trabalho da Oxe Vinhos, siga-a no Instagram.

Os demais polos:

Galeto Di Paolo Lar Center – São Paulo (SP) – @dipaolosaopaulo

Depósito Vinhos – Porto Alegre (RS) – @depositovinhos

Vinhos por Aí – Porto Alegre (RS) – @vinhosporaioficial

Adega Nacional – Florianópolis (SC) – @adeganacional

Teta Cheese Bar – Brasília (DF) – @tetacheesebar

Champanharia Garibaldi – Bento Gonçalves (RS) – @champanhariagaribaldi

Bistrô Farol – Maceió (AL) – @bistrofarol @vinhocommaria

(Ascom Oxe Vinhos)