Na primeira semana de retomada do comércio em Petrolina, diversos empresários optaram por manter as vendas através de canais telefônicos e redes sociais, bem como o serviço de delivery. Trabalho iniciado após a suspensão das atividades devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a tendência é que os comerciantes dos mais diversos segmentos, invistam ainda mais nesse caminho. Entre os motivos para esse tipo de modalidade de venda continuar é que o consumidor se sente mais seguro evitando contato com pessoas. Além disso, é mais cômodo já que as pessoas não precisam sair de casa, economizam tempo e dinheiro com transporte.
Hoje, diversos supermercados, farmácias, lojas de variedades estão funcionando através de aplicativos, sites e redes sociais. Além de aumentar a lucratividade, a medida ainda está gerando novos empregos para os profissionais que trabalham com as entregas dos produtos.
Cadastro da prefeitura
A Prefeitura de Petrolina segue com uma plataforma de cadastro para incentivar o trabalho de profissionais no serviço de delivery. Inicialmente, a plataforma foi lançada para atender os mototaxistas que estavam com as atividades suspensas.
Os interessados podem se cadastrar através do site da prefeitura. O objetivo é facilitar o contato destes profissionais com as empresas interessadas na entrega de mercadorias. A plataforma também é direcionada para as empresas que estejam interessadas.