Evento reuniu produtores, especialistas e empresas para debater os rumos da fruticultura no Vale do São Francisco
Petrolina, no Sertão de Pernambuco, se despede nesta sexta-feira (25) da Expo Manga Brasil 2025, evento que transformou a cidade no centro das discussões sobre a cadeia produtiva da manga. Realizada na Chácara Nossa Senhora de Fátima, na Estrada da Tapera, zona rural do município, a feira atraiu produtores, empresários, agrônomos, técnicos e estudantes em dois dias intensos de programação.
Com inscrições gratuitas via plataforma Sympla, o encontro teve como foco principal discutir desafios, inovações tecnológicas e oportunidades de mercado para a fruta símbolo do Vale do São Francisco, que representa 94% das exportações de manga do Brasil.
Painéis e palestras movimentaram a feira
A programação técnica abordou temas estratégicos para o setor, como:
- 3 Códigos de Lucro na Manga
- Desafios e Tendências da Comercialização e Logística da Manga
- Carbono na Produção de Manga no Vale do São Francisco
- A Era da Fruticultura 4.0: Integração de Drones, Sensoriamento Remoto e IA na Mangicultura
- Tendência de Variedades para o Mercado Global
- Erros no Manejo da Cultura da Manga
- Experiências Práticas de Cooperativismo e Empreendedorismo
Entrevista: César Libório detalha impacto do evento
Em entrevista ao repórter Marco Aurélio, César Libório, um dos representantes da organização da feira, destacou o papel do evento na valorização da produção local:
“A manga do Vale do São Francisco já representa entre 55 e 60 mil hectares de plantio. Este ano, no primeiro semestre, tivemos 18% de crescimento nas exportações em relação a 2024. No ano passado, só em manga, foram comercializados cerca de R$ 360 milhões. Isso mostra a força dessa cadeia produtiva.”
César também ressaltou que a feira cresceu significativamente:
“São 54 estandes e 100 marcas participantes, com um aumento de 350% em relação à edição passada. Tivemos debates importantes, como a presença do Guilherme Coelho e discussões sobre a taxação das exportações pelos EUA, com representantes do Porto de Suape e o doutor Paulo Dantas.”
Tecnologia e negócios
Além das palestras, a Expo também funcionou como vitrine de inovação no campo, com apresentação de drones agrícolas, softwares especializados, tratores com custo 30% menor vindos da China, além de produtos derivados da manga como compotas e sorvetes.
“Já foram fechados negócios aqui com tratores, drones e tecnologias agrícolas. Ano passado foram R$ 3 milhões, e este ano devemos superar esse número”, antecipou Libório.
Organização, logística e parcerias
O evento contou com apoio do Sebrae, Prefeitura de Petrolina, Codevasf, Embrapa, entre outros parceiros. Segundo César, o acesso ao local foi tranquilo:
“Só ontem contabilizamos entre 300 a 350 veículos. A estrutura foi pensada para oferecer conforto e segurança, com reforço na limpeza e recepção organizada.”
Homenagem à imprensa e programação especial no rádio
Mesmo com o encerramento das atividades presenciais nesta sexta, a programação continua nas ondas do rádio. Neste sábado (26), o público acompanha uma edição especial do “Ligado no Agro”, que comemora cinco anos no ar, a partir das 8h da manhã na Grande Rio FM.
“O programa será especial, com homenagem ao Ligado no Agro e ao Nossa Voz, pela contribuição no fortalecimento da informação rural. São parceiros fundamentais para o produtor”, afirmou César.