Petrolina fica em 1° lugar em índice de assistência social em Pernambuco

0

Petrolina reafirma, mais uma vez, seu papel de protagonista no acolhimento e proteção às pessoas. Nesta terça-feira (12), o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou o Indicador de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) 2024, e a cidade sertaneja alcançou o 1º lugar entre os municípios de grande porte em Pernambuco.

O destaque não se limita apenas ao estado, o município também conquistou o 3º lugar no ranking do Nordeste e o 9º lugar em nível nacional, reforçando sua posição de liderança e excelência na área da assistência social em todo o país.

Com uma nota de 4,47, Petrolina manteve a posição de liderança estadual, tornando-se referência para todo o Brasil. O índice segue uma escala de 1 a 5, quanto maior, melhor a qualidade do serviço. Para se ter ideia do avanço, em 2016 a nota era de apenas 2,26.

A nota alta foi viabilizada por um conjunto de ações de proteção social, formada por 10 unidades do CRAS, estrategicamente localizadas nas áreas de maior vulnerabilidade. Juntas, elas realizam mais de 10 mil atendimentos mensais, sendo a principal porta de entrada para os serviços socioassistenciais, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e garantindo suporte às famílias em situação de risco.

De acordo com o prefeito Simão Durando, os resultados comprovam que o município tem trabalhado de forma estratégica para ampliar e qualificar os serviços prestados. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, cuidando das pessoas que mais precisam e garantindo dignidade para nossa população. Petrolina hoje é referência em assistência social porque temos equipes dedicadas, programas eficientes e um olhar humano para cada atendimento realizado. Esse é o nosso compromisso diário”, afirmou.