Petrolina ganha destaque na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília

0

Quem esteve em Brasília, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), conheceu um pouco mais de Petrolina. A presidente do Sintraf-Petrolina, Isália Damacena, representou as mulheres, especialmente as petrolinenses, na defesa de políticas públicas voltadas ao público feminino.

O encontro foi cenário de um amplo processo democrático e participativo, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com os entes federativos e a sociedade civil.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM promoveu a escuta ativa e a representação plural de mulheres. “Uma oportunidade enriquecedora para debatermos a promoção da igualdade de gênero, o combate à violência e a ampliação da participação feminina na sociedade”, destacou Isália.

Foram debatidas e aprovadas propostas para o enfrentamento de temas como: Educação para Igualdade e Cidadania; Violência contra as Mulheres; Saúde Integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Redes de Enfrentamento à Violência; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; Desenvolvimento Sustentável com Igualdade Econômica e Social; Direito à Terra para Mulheres do Campo e da Floresta; Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia; além do combate ao Racismo, Sexismo, Transfobia, Lesbofobia e Bifobia. Também foram discutidas políticas voltadas às mulheres jovens, idosas e com deficiência, bem como a institucionalização de organismos de defesa dos direitos das mulheres.

A conferência também resultou na assinatura de acordos de cooperação técnica com a participação do Ministério do Trabalho, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Justiça, e outros. “Cerca de 60 propostas foram aprovadas, todas de grande relevância para assegurar os direitos das mulheres, dentro destas propostas foi aprovada a proposição requerendo que Estados e Municípios também sejam responsáveis por incluir fundos na LDO para enfrentamento da violência contra a mulher. É um movimento nacional que busca ampliar o acesso das mulheres aos direitos e fortalecer sua inclusão no cenário social”, acrescentou a presidente do Sintraf-Petrolina.

O principal objetivo do evento foi consolidar as recomendações de todas as regiões do país, para que a 5ª CNPM se torne um marco na formulação de políticas públicas que promovam mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas as mulheres.

Jornalista
Ascom Sintraf-Petrolina